Fogo

Incêndio atinge biblioteca central da UFPE, na Cidade Universitária

O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros no fim da tarde. Ninguém ficou ferido

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/02/2018 às 15:12
Foto: Ascom/UFPE
FOTO: Foto: Ascom/UFPE
Leitura:

Um incêndio de proporções ainda não informadas atingiu o 3º da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, na tarde desta terça-feira (27). O Corpo de Bombeiros foi acionado às 14h20 e cerca de 20 minutos depois chegou ao prédio para debelar as chamas. O fogo foi controlado no fim da tarde.

Alunos que estavam estudando na biblioteca saíram às pressas, junto com os funcionários. Do lado de fora era possível ver fogo saindo de uma pequena janela no último andar do prédio. Depois da chegada das viaturas do Corpo de Bombeiros, as chamas de transformaram uma espessa coluna de fumaça escura, que saía pelo teto do prédio. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) também foi acionada para atuar na ocorrência e desligar a energia do local. Por volta das 18h da tarde o fogo já havia sido controlado e os bombeiros apenas faziam o rescaldo do local, que é quando reviram os materiais para aplacarem qualquer possível foco de incêndio ainda restante.

Foto: Corpo de Bombeiros
O incêndio de médias/grandes proporções atingiu um dos andares da biblioteca - Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros
O incêndio de médias/grandes proporções atingiu um dos andares da biblioteca - Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Jennifer Thalis / SJCC
O incêndio de médias/grandes proporções atingiu um dos andares da biblioteca - Foto: Jennifer Thalis / SJCC
Foto: Jennifer Thalis / SJCC
O incêndio de médias/grandes proporções atingiu um dos andares da biblioteca - Foto: Jennifer Thalis / SJCC
Foto: Ascom/UFPE
O incêndio de médias/grandes proporções atingiu um dos andares da biblioteca - Foto: Ascom/UFPE
Foto: Corpo de Bombeiros
O incêndio de médias/grandes proporções atingiu um dos andares da biblioteca - Foto: Corpo de Bombeiros

A bióloga Marina Falcão estava estudando na biblioteca quando notou uma falta de energia e pouco tempo depois os funcionários do local solicitaram que todos deixassem o prédio. "Não sentimos cheiro de nada, o pedido para sair foi tranquilo, não teve pânico, nem nada. A gente fica preocupado porque é onde está o acervo físico e digital de toda Universidade e com certeza será uma grande perda se atingir as publicações", comentou.

Curto circuito teria iniciado o incêndio

"A equipe de engenheiros informou que poderia ser um curto-circuito, mas não temos como certificar ainda", contou o diretor da Biblioteca Central, Elilson Góes. A sala onde o incêndio começou estoca material de almoxarifado, como papéis, canetas, clipes, além de computadores que estavam em desuso.

"O fogo foi detectado por funcionários da CBL - equipe prestadora de serviços de elétrica à UFPE. Eles faziam um serviço no 2º andar, quando sentiram o cheiro da fumaça e foram em busca de onde vinha. Os funcionários encontraram o início das chamas na sala do almoxarifado no 3º andar da biblioteca, onde não há circulação de pessoas", relata o diretor.

Ainda de acordo com Elilson Góes, na última reforma, em 2013, as instalações elétricas passaram por uma revisão e, desde então, a empresa terceirizada vinha fazendo a supervisão da rede. Para amenizar a preocupação, o diretor conta que o fogo não atingiu nenhum acervo, nem livros da universidade. A Biblioteca Central estará fechada nesta quarta-feira (28) para realização de perícia do local com a finalidade de descobrir a causa do incêndio.

Confira o vídeo do incêndio

Nota oficial da UFPE

A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco se posicionou através de nota oficial sobre o incêndio que afetou a Biblioteca Central (BC). No texto, a instituição confirma que "um engenheiro de uma empresa terceirizada que estava na BC realizando instalação de tomadas em outras salas foi quem deu o alarme. O diretor do Sistema de Bibliotecas, Elilson Góis, disse que, somente após o término do trabalho dos bombeiros, será possível avaliar os danos causados pelo fogo. A suspeita é que o incêndio foi causado por um curto-circuito, mas o motivo será apurado pela equipe de Engenharia da Superintendência da Infraestrutura (Sinfra) da UFPE e pelos bombeiros (laudo técnico). A Biblioteca Central estará fechada amanhã (28) para realização de perícia."

Últimas notícias