Balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social, na tarde desta quinta-feira (15), aponta uma redução de 16,13% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registrados em fevereiro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 416 assassinatos, 80 a menos do que em fevereiro de 2017. O mesmo aconteceu em relação ao número de latrocínios, que registrou uma queda de 51,85%, na comparação entre fevereiro deste ano e de 2017.
Leia Também
- Ribeirão, na Mata Sul, registra três homicídios no fim de semana
- SDS diz que tráfico é responsável por 60% dos homicídios em Pernambuco
- Governador diz que homicídios no litoral sul têm relação com o tráfico
- Aumenta número de delegados em unidades especializadas em homicídios
- Pernambuco tem 448 homicídios em janeiro, 6,1% a menos do que em 2017
- Operação contra roubos e homicídios cumpre mandados em PE e PB
Janeiro deste ano já havia registrado uma redução de 6,08% no quantitativo de CVLIs em comparação com janeiro de 2017. A queda no índice de fevereiro de 2018 também ocorreu em relação às ocorrências do mês anterior. Na confrontação desses dados, houve 7,1% menos CVLIs em fevereiro.
Segundo a SDS, as mais frequentes motivações para os homicídios continuaram a ser as atividades criminais (a exemplo do tráfico de drogas e dos acertos de contas entre grupos rivais): correspondem a 75% dos casos notificados em fevereiro de 2018. Os conflitos na comunidade também responderam por parte significante das motivações para CVLIs em fevereiro, relacionando-se com 15,1% (ou 63 casos) das ocorrências.
REFORÇO POLICIAL
"A aplicação de recursos para a segurança em Pernambuco tem crescido ano a ano na gestão do governador Paulo Câmara. Com isso, mais de 6.000 policiais estão ingressando no serviço público. Isso se soma ao aumento da frota, à instalação de mais cinco batalhões e companhias da PMPE, à criação de nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico e à interiorização da Polícia Científica, com mais nove unidades", diz o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.