Ciência

Recife lança projeto para esterilizar aedes aegypti

Projeto 'Mosquito Estéril' pretende tirar capacidade de fertilidade do Aedes aegypti por meio de irradiação ionizante

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/03/2018 às 12:41
Foto: Pixabay/alexramos10
Projeto 'Mosquito Estéril' pretende tirar capacidade de fertilidade do Aedes aegypti por meio de irradiação ionizante - FOTO: Foto: Pixabay/alexramos10
Leitura:

No intuito de promover uma baixa na reprodução do Aedes aegypti, afim de reduzir a população do mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), o diretor geral adjunto da Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Dazhu Yang, se uniu à Prefeitura da Cidade do Recife, representada pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, nesta quarta-feira (21). A estratégia pioneira consiste em tornar o mosquito macho estéril, em laboratório, por meio da esterilização por radiação ionizante.

Como consequência, a capacidade de fecundidade e fertilidade dos mosquitos deverão ser comprometidas. No encontro, parcerias futuras para este projeto piloto, nomeado "Mosquito Estéril", foram discutidas.

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, explica que o projeto já começou. "Todo estudo de linha de base já está sendo desenvolvido em três pontos da cidade: Mangabeira, Morro da Conceição e Macaxeira. Esses são os bairros que receberão a intervenção", afirma. Os locais foram definidos de acordo com o número de notificação dos casos das arborviroses na cidade e pelos aspectos populacionais e geograficos.

Tecnologia

A técnica usada no projeto, chama Técnica do Inseto Estéril (TIE) é fundamental para garantir que a população humana não entre em contato com o agente etiológico, interrompendo o ciclo de doenças transmitidas pelo mosquito. O projeto conta ainda com a parceria da Moscamed Brasil, a Agência Internacional de Energia Atômica da organização das Nações Unidas (ONU), o Departamento de Energia nuclear da UFPE o laboratório LIKA.

Últimas notícias