CHUVAS

Estudo para redução do rodízio em Caruaru será realizado pela Compesa

Estudos técnicos acontecem em virtude do grande volume de chuvas registrado no Agreste

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/05/2018 às 14:16
Foto: Cláudio Gomes/ Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Estudos técnicos acontecem em virtude do grande volume de chuvas registrado no Agreste - FOTO: Foto: Cláudio Gomes/ Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Leitura:

A realização de estudos técnicos que visem a redução do rodízio na cidade de Caruaru até as festividades do São João foi solicitada pelo governador Paulo Câmara em ocorrência do grande volume de chuvas registrado no Agreste.

A Barragem do Prata, localizada em Bonito, que sangrou na manhã desta quarta-feira (2), alcançou os 42 milhões de metros cúbicos da sua capacidade máxima, e da Barragem de Jucazinho, em Surubim, que continua acumulando água, já supera o seu “volume morto” com 5,89%, ou seja, 19,2 milhões de metros cúbicos. “As duas situações abrem boas perspectivas de abastecimento para várias cidades do Agreste, após sete anos consecutivos de seca”, comemora Roberto Tavares, presidente da Compesa.

A Barragem de Jacuzinho estava em colapso desde setembro de 2016 e com as chuvas contínuas que vêm sendo registradas na Bacia do Rio Capibaribe, a tendência, segundo os técnicos da Companhia, é elevar ainda mais o nível do manancial até o final do inverno, previsto para o mês de julho. A expectativa da Compesa é que, no início do mês de junho, o abastecimento das cidades de Riacho das Almas, Cumaru e Passira, hoje atendidas pelo Sistema Prata/Pirangi, seja retomado via Sistema Jucazinho. “Retirando essas cidades do Sistema Prata/Pirangi, sobrará mais água para o abastecimento de Caruaru. Os estudos que serão desenvolvidos apontará em que nível se dará a redução do rodízio no município ”, esclarece Roberto Tavares.

MELHORIA LEVARÁ TEMPO 

Ele adianta, porém, que, tecnicamente, a melhoria do abastecimento não pode ser de imediato. Vários procedimentos precisam ser realizados antes da retomada da operação do Sistema Jucazinho. A Companhia está em campo para reativar as estações elevatórias (bombeamento) que integram o Sistema. Cinco dessas unidades ficam situadas no Tramo-Sul, entre a Barragem de Jucazinho e o município de Caruaru, e outras duas estações no Tramo-Norte, sentido Toritama. O trabalho é realizado, inicialmente, nas Estações Elevatórias 1 e 2, próximo ao manancial. No último final de semana, a Celpe liberou o uso de energia e foram iniciados os primeiros testes nos conjuntos motobombas. A Compesa ainda realiza os serviços elétricos, hidráulicos e mecânicos nos equipamentos do Sistema. Para reativar o Sistema Jucazinho, a Companhia investe cerca de R$ 800 mil.

Com a Barragem do Prata cheia, o abastecimento da cidade de Caruaru está garantido até o final de 2019. O Sistema Prata/Pirangi, do qual a Barragem do Prata é a principal fonte hídrica, é responsável atualmente pelo abastecimento de dez municípios da região: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas. A última vez que a Barragem do Prata sangrou foi em julho do ano passado, após sete anos de seca e uma fase de pré-colapso.

Últimas notícias