Manifestação

Guardas municipais voltam a protestar nesta segunda-feira

Entre outras reivindicações, a categoria é a favor do porte de armas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/05/2018 às 10:33
Foto: Divulgação
Entre outras reivindicações, a categoria é a favor do porte de armas - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Guardas municipais realizam mais um protesto, na manhã desta segunda-feira (14). Desta vez, o grupo se concentra em frente à Prefeitura do Recife, que fica no bairro do Recife, na área Central da cidade. Desde a semana passada, os integrantes do Sindicato dos Guardas, Subinspetores, Inspetores e Agentes de Trânsito do Recife (Sindguardas) se mobilizam a favor do porte de armas para a categoria, entre outras reivindicações.

A mobilização acontece, de acordo com a categoria, devido às negociações que acontecem com a Prefeitura do Recife desde 2014, em que os guardas reivindicam carteira profissional, mais fardamentos e porte de armas. "Nós não temos como nos identificar, porque não temos carteira profissional. Não temos fardamento. Temos que larvar um dia para usar no outro. Só recebemos uma. E ainda estamos trabalhando desarmados", declarou o presidente do Sindguarda, Eweson Miranda.

De acordo com a categoria, está prevista uma reunião às 11h30, na Prefeitura e só após o fim dela, será decidido o rumo da manifestação, se será feita uma passeata ou não. Na última sexta-feira (11), os guardas realizaram um protesto em frente à casa do prefeito Geraldo Julio, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. Na segunda-feira (7), a categoria também fez um protesto na Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista.

Nota da prefeitura

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, lamenta a radicalização do movimento de Guardas Municipais enquanto mantém constante diálogo com a categoria. De 2013 até hoje, a guarda municipal recebeu aumento médio de mais de 50% de salário. Aumento muito maior do que a inflação acumulada no período. Apenas nos últimos 12 meses, a Prefeitura do Recife investiu na renovação da frota de viaturas e motos; adquiriu de 400 coletes balísticos, 200 radiocomunicadores e 2500 fardamentos completos; instalou o Centro de Operações; fez a revisão do Plano de Cargos e Carreiras em conjunto com representantes da categoria além de vários ciclos de capacitação que acontecem permanentemente. A Prefeitura do Recife fez, desde 2013, a maior nomeação de Guardas Municipais da história do município com 702 novos agentes. Além disso, a Guarda conta hoje com um efetivo formado por 1675 pessoas e este número vai aumentar a partir de junho, com a entrada dos 149 novos guardas que estão em fase de formação.

Últimas notícias