AIDS

Marco Zero recebe ato por políticas públicas para portadores de HIV

Esta é a 13ª edição da campanha Candlelight A Luz de Velas, que acontece em todo o mundo

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 18/05/2018 às 21:06
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Esta é a 13ª edição da campanha Candlelight A Luz de Velas, que acontece em todo o mundo - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

O Marco Zero, no bairro do Recife, foi palco, na noite desta sexta-feira (18), do 13º Candlelight A Luz de Velas, que tem como objetivo chamar a atenção para as questões ligadas ao HIV e AIDS. A iniciativa é realizada pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) e o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI).

Na ocasião, ativistas denunciaram a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS), a transferência de responsabilidades de gerenciamento da saúde pública para as fundações e OSC’s, além da falta de integralidade e intersetorialidade das políticas de saúde, sendo composto por moradia, emprego, renda, assistência social, entre outras que prejudicam a vida de mulheres e homens que vivem com HIV e AIDS.

"Hoje a gente que lembrar a importância de um Sistema Único de Saúde eficaz. Nos deparamos com muitas dificuldades. Em Pernambuco, duas pessoas morrem por Aids a cada dia. Recife tem a maior incidência de HIV do Nordeste e a cada seis horas, uma pessoa é diagnosticada HIV positiva no Estado. Para a gente, é preocupante, porque essa população está morrendo de Aids, não está conseguindo se prevenir, ser acolhida ou ter assistência. A gente gostaria de saber por que. Lutamos tanto por políticas públicas para viabilizar recursos, o que acontece que esse recurso não chega?", questiona Wladimir Reis, coordenador geral do GTP+.

CAMPANHA

O International AIDS Candlelight Memorial, coordenado pela Rede Global de Pessoas Vivendo com o HIV, é uma das campanhas de mobilização de base mais antigas e maiores do mundo para a conscientização do HIV no mundo. Iniciado em 1983, o International AIDS Candlelight Memorial tem lugar a cada terceiro domingo de maio e é liderado por uma coalizão de cerca de 1.200 organizações comunitárias em 115 países. Homenagear aqueles que já faleceram, vítimas da AIDS, bem como chamar a atenção da população e dos governos para que apoiem as pessoas que vivem e convivem com o vírus HIV e doentes de AIDS em Pernambuco e no Brasil, inclusive na garantia de seus direitos, conquistados na Prevenção, acolhimento e na Assistência.

Últimas notícias