Festividades

Caminhada do Forró abre São João do Recife

Mostrando que a sanfona ainda não desafinou e o tradicional ritmo permanece atual, pessoas de todas as idades acompanharam a 14ª edição do evento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/06/2018 às 23:30
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Mostrando que a sanfona ainda não desafinou e o tradicional ritmo permanece atual, pessoas de todas as idades acompanharam a 14ª edição do evento - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A noite desta quinta-feira (14) foi de forró pé de serra no grande arraial que tomou conta do Bairro do Recife e marcou a abertura do ciclo junino na capital pernambucana. Mostrando que a sanfona ainda não desafinou e o tradicional ritmo nordestino permanece atual, pessoas de todas as idades acompanharam a 14ª Caminhada do Forró.

Com um joelho enfaixado e adequadamente vestindo uma camisa xadrez, a empregada doméstica Maria de Fátima de Menezes, 58 anos, era uma das mais animadas no meio do cortejo. Para ela, a vontade de dançar forró anula qualquer dor eventual. “Já operei o joelho. Com a idade vai piorando, mas venho mesmo assim. Se não der pra vir andando, virei até em uma cadeira de rodas.” Frequentadora desde a primeira edição, Maria de Fátima garante que a Caminhada do Forró é o estímulo certo para os recifenses aproveitarem os festejos juninos até o fim do mês. “Não existe São João se não houver essa abertura tão linda. Para mim, isso é tudo. Vou brincar até o dia 29, Dia de São Pedro.”

Para a organizadora do projeto, Natália Reis, a caminhada é prova inconteste de que, nos últimos anos, o Recife está conseguindo manter o legado da autêntica festa junina. “Há 14 anos, todo mundo que queria ouvir um bom forró tinha que se deslocar para o interior. A gente não pode perder nossa cultura, o pé de serra, e estávamos perdendo. Agora, você vê essa quantidade de pessoas aqui na rua, é muito bonito e mostra o quanto é forte a nossa música.”

Shows

A caminhada teve concentração na Rua da Moeda, a partir das 17h, com a forrovioca e o cantor Pecinho Amorim, filho de Petrúcio. Por volta das 19h, as bandeiras dos santos juninos, Santo Antônio, São João e São Pedro, abriram ala para que cerca de cem forrozeiros conduzissem o público até a Praça do Arsenal da Marinha. No palco montado no local, a festa continuou com shows de Maciel Melo, Nádia Maia, Petrúcio Amorim, Irah Caldeira, Terezinha do Acordeon, Liv Moraes, Pecinho Amorim, Luizinho de Serra, Rogério Rangel, André Macambira, Roberto Cruz, Beto Hortis e Josildo Sá, o homenageado desta edição da Caminhada do Forró.

Últimas notícias