FESTA JUNINA

Prefeitura do Recife divulga programação para a semana do São João

Além do tradicional Sítio Trindade, na Zona Norte, haverá atrações em diversos pontos da capital

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/06/2018 às 22:47
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Além do tradicional Sítio Trindade, na Zona Norte, haverá atrações em diversos pontos da capital - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta segunda-feira (18), a programação completa da semana junina na cidade. Além do tradicional Sítio Trindade, na Zona Norte, haverá atrações em diversos pontos da capital.

Sítio Trindade

De terça-feira (19) até a sexta (22), o Sítio Trindade recebe mais 21 quadrilhas nas eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas. As apresentações começam às 20h.

Na quarta-feira (20), além das quadrilhas, acontecerá a 12ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira. Entre as 18h e as 22h, serão servidas no Sítio Trindade as iguarias preparadas nos terreiros de candomblé para reverenciar orixás. A mostra tem produção e execução do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, sob responsabilidade de Mãe Elza de Iemanjá.

Na terça-feira (19) e na quarta-feira (20), trios de forró animarão o público presente no Sítio, das 19h às 22h.

Da quinta-feira (21) em diante haverá atrações no palco principal e na Sala de Reboco, além do colorido das quadrilhas no Palhoção. Entre as principais atrações, subirão ao palco Quinteto Violado, Genival Lacerda, Josildo Sá e Petrúcio Amorim. Na Sala de Reboco, o arrasta-pé será comandado por Cirlene Menezes e Baião de Dois, Trio Harmonia e Edmilson do Pífano, entre outros.

Na sexta-feira (22), ocorre o último dia de eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas e, no palco principal e na Sala de Reboco, a festa será animada por Beto Hortis, Cristina Amaral, Silvério Pessoa, Trio 100% Mulher e Kinho do Acordeom, entre outros.

Na véspera de São João (23), a festa começa mais cedo. A partir das 15h, o Sítio Trindade já tem programação para os pequenos matutos da capital, com apresentações da Inclusão Cia de Dança, Banda Tio Bruninho e Fadas Magrinhas. Mais tarde, os trios Vinil e Egídio, Sevy Nascimento e Muniz do Arrasta-pé convidam o público a lustrar a fivela do cinto na Sala de Reboco, e, no palco principal, quem comanda o balancê é Maciel Salu, Ivan Ferraz, Liv Moraes e um dos homenageados do ciclo, Geraldinho Lins.

No domingo (24), a Sala de Reboco recebe o trio Corisco do Sertão, Ronaldo do Acordeon e Mevinha Queiroga. No palco principal, Luizinho de Serra, Alcymar Monteiro, Maciel Melo e Nando Cordel irão garantir uma trilha sonora de primeira para o arraial.

JC-CID0619_APROGRAMA_SJ

Desfile das Bandeiras Juninas

No Centro do Recife, o Desfile das Bandeiras Juninas, na sexta-feira (22), a partir das 17h, levará 12 grupos ou agremiações culturais para uma grande brincadeira de São João, que começa na Maciel Pinheiro e só termina no Pátio de São Pedro, ao som de muito forró.

Acorda Povo

Na madrugada do dia 22 para o dia 23, a comunidade da Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, confirma uma tradição iniciada em 1940. A festa começa às 22h, com apresentação de trio pé-se-serra e da banda Bongá, que animarão a preparação do cortejo, na Forrovioca. A partir das 3h do sábado (23), o Acorda Povo sai, desfilando cânticos, louvações, danças e muita fé, numa celebração devotada a São João e ao orixá Xangô, hoje conduzida por Dona Nenzinha de Xangô, filha dos fundadores da festa e também do orixá festejado. O cortejo acaba embalado pelo Coco de Terreiro do Mestre Pau Ferro.

Pátio de São Pedro

O Pátio de São Pedro também vira arraial no sábado (23). A partir das 18h, vai ter Quadrilha Junina Sapeca, Ciranda Popular da Fortaleza, Família Salustiano e a Rabeca Encantada e Banda Cascabulho, entre outras atrações.

Arraiais de bairro

Nos Arraiais de Bairro montados no Barro, Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó a festa acontecerá nos dias 23 e 24. Na Vila Tamandaré, a comunidade preferiu celebrar o santo nos dias 22 e 23. Em Brasília Teimosa, a festa será no dia 29, para festejar São Pedro, padroeiro dos pescadores.

Os arraiais de bairro contarão com atrações como Faringes da Paixão, Terezinha do Acordeon, Mestre Galo Preto, Caju e Castanha, Forró do Muído, Nádia Maia, Cezzinha, Nena Queiroga, Dudu do Acordeon, Coco dos Pretos, Azulão, Maciel Melo, Pecinho Amorim, Banda de Pau e Corda, Coco de Pareia, Ciranda Dengosa, Balé Popular do Recife, além de quadrilhas e outras atrações que cada comunidade ajudou a escolher. 

Últimas notícias