Zona Norte

Bairro da Encruzilhada tem novo plano de circulação a partir de sábado

Largo da Encruzilhada passará a ter tráfego em mão única no sentido Centro, até a Rua Conselheiro Portela

Margarette Andrea
Cadastrado por
Margarette Andrea
Publicado em 10/07/2018 às 7:50
Diego Nigro/JC Imagem
Largo da Encruzilhada passará a ter tráfego em mão única no sentido Centro, até a Rua Conselheiro Portela - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Anunciado pelo JC em maio, o novo plano de circulação para o bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, entra em operação a partir das 6h do próximo sábado. Com ele, a Avenida João de Barros passa a ter o tráfego em sentido único – em direção ao Centro da cidade, no trecho entre a Rua Castro Alves, no Largo da Encruzilhada, e a Rua Conselheiro Portela. Isso permitirá que veículos oriundos da Avenida Beberibe e da Estrada de Belém em direção ao Centro tenham não só a opção de seguir pela Rua Conselheiro Portela, mas também de entrar à esquerda na Avenida Norte. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito na área e dar mais segurança aos pedestres.

A intervenção faz parte de um conjunto de mudanças implantadas ao longo da Avenida Norte – é o quinto cruzamento atingido – e também é considerada necessária para viabilizar a Faixa Azul na Avenida Agamenon Magalhães, que era prevista para o primeiro semestre e ainda não tem data certa para vigorar. Só no Largo da Encruzilhada, ela alcança 25 linhas de ônibus, com 184 veículos que realizam 1.586 viagens e transportam 78,8 mil passageiros por dia. Na Avenida Norte são 39 linhas, 276 ônibus, 2.225 viagens e 112,1 mil passageiros ao dia.

“A situação do Largo da Encruzilhada é muito ruim em termos de retenção de veículos, uma vez que recebe fluxo de várias vias, e não dá condições de segurança para a travessia de pedestres. Com a mudança, isso vai melhorar. O canteiro central das Avenidas Beberibe e João de Barros será unificado. Os veículos que saem da Avenida Beberibe seguem pela pista da direita e os ônibus continuam utilizando a parada existente. Já o fluxo oriundo da Estrada de Belém (que permanece em mão dupla) será pela pista da esquerda e os coletivos vão parar no canteiro central”, explica a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.

 

 Se você ainda não entendeu o que vai mudar, a gente te explica. Confira no vídeo:

 

SENTIDO CENTRO/SUBÚRBIO

Os veículos que trafegam pela Avenida João de Barros no sentido Centro-subúrbio deverão acessar o Largo da Encruzilhada entrando à direita na Rua Alfredo de Castro, no Espinheiro, cruzando a Avenida Norte (que terá o canteiro central aberto) e seguindo pela Rua José de Sá Carneiro para entrar na Rua Castro Alves. Um semáforo será implantado nessa nova interseção. As duas primeiras vias hoje são mão dupla e ficarão com o fluxo apenas no sentido da Encruzilhada, além de terem o estacionamento proibido. Esse será o percurso feito pelos ônibus, que vão ter parada nas Ruas Alfredo de Castro e Castro Alves.

“A partir da quinta-feira vamos estar na área distribuindo material informativo sobre as mudanças”, informa Taciana. Na tarde desta segunda, equipes trabalhavam nos cruzamentos da Avenida João de Barros com a Avenida Norte e com a Rua Castro Alves reforçando as pinturas das faixas de pedestres. Guardas de trânsito ajudavam a direcionar o fluxo de veículos, que era intenso, gerando reclamações por parte de muita gente que passava no local e defendia a execução desse tipo de serviço à noite. “Estamos aproveitando o tempo bom, pois tem chovido durante a noite”, esclarece Taciana. “Até a madrugada da sexta, toda a sinalização deverá estar concluída”.

COMÉRCIO

A CTTU informa ter realizado várias reuniões com comerciantes da área sobre as mudanças. Mas muitos estão temerosos com possíveis prejuízos. “Pode até melhorar o fluxo, mas acho que nosso movimento vai cair, pois 80% dos nossos clientes vêm do Espinheiro e Casa Forte e ficaremos com o tráfego no sentido contrário. Mas vamos ver no que vai dar”, [TEXTO]diz o gerente do armazém Cemafel, Alexandre Pascharetta, 38 anos.

Últimas notícias