PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Igreja do Bonfim, em Olinda, é reaberta

A Igreja do Bonfim foi reaberta após ficar seis anos e oito meses interditada ao público

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/10/2018 às 17:22
Foto: Reprodução de vídeo / TV Jornal
A Igreja do Bonfim foi reaberta após ficar seis anos e oito meses interditada ao público - FOTO: Foto: Reprodução de vídeo / TV Jornal
Leitura:

A Igreja do Bonfim, no Sítio Histórico de Olinda, foi reaberta na tarde desta quarta-feira (24), após ficar seis anos e oito meses interditada ao público. Também foi inaugurado o adro reformado do Convento de São Francisco, situado na mesma área.

Uma rachadura na cúpula da torre sineira fez a Defesa Civil de Olinda interditar a Igreja do Bonfim em 2012. A obra de restauração começou em maio de 2017. Nesse período, a prefeitura providenciou a recuperação da torre onde fica o sino, das fachadas, dos forros, da coberta, do coro, do piso, da escada e das esquadrias da edificação.

A solenidade desta quarta-feira (24) contou com a presença da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e pelo prefeito de Olinda, Professor Lupércio. Fechada desde 2012, a capela, pintada e restaurada, agora conta com acesso para pessoas com deficiência.

“O sentimento é de dever cumprido”, relatou Bogéa, “entregamos um monumento nacional tombado a uma cidade que é patrimônio da humanidade”. A presidente do Iphan também elogiou a equipe que trabalhou na restauração: “a igreja estava com risco de desabar, mas com o esforço conjunto de uma equipe dedicada, conseguimos requalificar esse local, com valor afetivo para Olinda”.

Missas

Dom Fernando Saburido afirmou que as missas irão recomeçar assim que a Arquidiocese de Olinda e Recife receber as chaves do prédio. “As celebrações vão ser entregues à paróquia de São Pedro Mártir, da qual essa capela depende”, explicou. Saburido comentou a reforma da Igreja de São Pedro, também interditada: “é provável que a Igreja do Bonfim vire a sede da paróquia, até o fim das obras da igreja sede”.

Recursos

Reformas no prédio da Igreja e no adro do Convento Franciscano custaram, ao todo, R$ 5,6 milhões. O convento é o mais antigo do país da ordem de São Francisco de Assis. A área do adro e o largo do cruzeiro foram recuperados. As intervenções incluíram os bens integrados e as imagens sacras.

A fachada principal foi recuperada, assim como a calçada. Também foram restauradas a cruz e o cruzeiro, além de consolidados os vestígios arqueológicos da igreja, datada originalmente de 1757 (século 18), mas cujo prédio atual é de 1919 (século 20). As construções da igreja original se iniciaram em 1585 (século 16), e o adro e o largo do cruzeiro já aparecem nos mapas mais antigos de Olinda.

Últimas notícias