INVESTIGAÇÃO

'Pacotes misteriosos' são encontrados no Cabo de Santo Agostinho

Pacotes também foram localizados em Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/10/2018 às 15:07
Foto: Pedro Batista
Pacotes também foram localizados em Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes - FOTO: Foto: Pedro Batista
Leitura:

Quatro pacotes de origem não identificada surgiram na praia de Itapuama, no litoral do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Na manhã desta terça-feira (30), fiscais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município realizaram uma vistoria para verificar a localização dos objetos e providenciar a remoção. Os materiais encontrados serão enviados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Recife. Pacotes semelhantes foram encontrados em Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.

As caixas, que pesam cerca de 100kg cada, também foram encontradas em outros pontos do litoral cabense. Na segunda-feira (29), comerciantes locais acharam duas unidades na praia de Gaibu, em frente à Pousada Namoa. Na fiscalização desta terça-feira (30), os objetos não foram mais localizados.

Em Itapuama, as caixas que foram encontradas estavam nas proximidades das ruínas do Hotel Velho.  Segundo o assessor técnico da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Cabo, Adson Ferreira, o conteúdo dos pacotes será analisado. “Faremos o papel de localizar os materiais e enviar para os órgãos necessários. Em outros Estados, a Polícia Federal foi acionada para tentar descobrir a origem dos pacotes”, destacou ele.

Vistoria

Os salva-vidas do Cabo de Santo Agostinho farão uma vistoria em Calhetas e Xaréu, caracterizadas como praias acidentadas, em busca de novos pacotes entre as rochas. Os “pacotes misteriosos” também foram encontrados em outros Estados do litoral nordestino, como no Ceará, Piauí, Alagoas e Sergipe.

Borracha

De acordo com as observações dos especialistas, os pacotes são compostos por material sintético derivado do petróleo e alguns estão numerados na superfície. “As caixas são muito pesadas e ainda não podemos afirmar com certeza do que se trata. Seguiremos as recomendações adequadas e acreditamos que elas provavelmente passarão por uma análise em laboratório. Aqui no município, todos aqueles que foram encontrados estavam praticamente iguais e sem numeração”, disse a geóloga da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Cabo, Cleidiane Lemos.

Caso algum material seja encontrado no Cabo, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente deve ser informada, através do número (81) 3521-6681 para que as providências necessárias serão tomadas.

Últimas notícias