Religião

Festa do Morro começa hoje com a Procissão da Bandeira

Fiéis participam nesta quinta-feira (29) da abertura da 114ª Festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 29/11/2018 às 10:10
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Fiéis participam nesta quinta-feira (29) da abertura da 114ª Festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Devotos de Nossa Senhora da Conceição deixarão suas casas nesta quinta-feira (29/11) para seguir em procissão a bandeira da santa e declarar aberta a 114ª Festa do Morro, na Zona Norte do Recife. A concentração dos fiéis, que em 2018 farão um percurso diferente, será às 17h na frente do Parque da Macaxeira, localizado na Avenida Norte, e a caminhada religiosa começa às 18h, no contrafluxo do trânsito para evitar congestionamentos.

Aproximadamente 10 mil pessoas acompanham a Procissão da Bandeira, de acordo com o reitor do santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre José Ulysses da Silva. O percurso, do Parque da Macaxeira até o Morro da Conceição, tem dois quilômetros e meio. “Vamos pela Avenida Norte, passaremos no Largo Dom Luiz e subiremos pela Rua Itacoatiara, a subida principal do Morro”, informa o sacerdote.

A bandeira, estampada com a imagem da santa, será conduzida num andor e ficará hasteada próxima da igreja até o encerramento da Festa do Morro, no dia 8 de dezembro, dedicado a Nossa Senhora da Conceição. “Ela vai marcar a nação mariana no Morro durante os nove dias da festa, a bandeira é retirada depois da celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido”, diz o reitor.

“Com a chegada da procissão ao santuário, o Morro é do povo peregrino”, declara padre José Ulysses, convidando a comunidade cristã a participar das novenas, missas e confissões. As novenas serão realizadas até 7 de dezembro, às 19h30, dentro da igreja. “Terminada a última novena, daremos início à Vigília da Luz e a partir da meia-noite (zero hora do dia 8) teremos missas de uma em uma hora no palco e no santuário, até as 10h.”

Desta quinta-feira (29) até o fim das novenas os peregrinos também encontrarão, no santuário, sacerdotes disponíveis para confissões, aconselhamento ou apenas ouvir pessoas que precisam conversar e não tem com quem abrir o coração, avisa o reitor. Em 2018, como o dia 8 de dezembro será num sábado, a programação religiosa da Festa do Morro se estenderá até o domingo, com o acréscimo de mais duas missas no santuário.

Missas

As celebrações extras em homenagem a Nossa Senhora da Conceição serão realizadas às 11h e às 16h dia 9. As cerimônias de rotina estão mantidas nos horários das 7h, 9h e 18h. Padre José Ulysses informa que a partir desta quinta-feira (29), até a véspera do feriado religioso do dia 8, haverá missas no santuário às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h.

Em 2018, o tema da festa, Nossa Senhora da Conceição do Morro: Somos Igreja do Amor que Nasceu de Ti, faz referência ao Ano do Laicato, celebrado nas igrejas brasileiras até 25 de novembro último, dia do Cristo Rei, para valorizar a presença e a organização dos cristãos leigos no País.

A Festa do Morro teve origem com a comemoração do cinqüentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854 (século 19). O monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, uma escultura de ferro francesa, foi inaugurado em 8 de dezembro de 1904, pelo então bispo de Olinda, dom Luiz Raymundo da Silva Britto.

Últimas notícias