SOLIDARIEDADE

Paciente decora Hospital das Clínicas e vira Papai Noel

Reginaldo Campelo enfeitou o hall do HC. Também coletou doações de roupas e brinquedos que serão entregues na tarde desta sexta-feira

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 21/12/2018 às 9:23
Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Reginaldo Campelo enfeitou o hall do HC. Também coletou doações de roupas e brinquedos que serão entregues na tarde desta sexta-feira - FOTO: Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Leitura:

A entrada principal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, está enfeitada com presépio, anjos, cervos, pinheiro e centenas de pequenas lâmpadas coloridas. Nos corredores, guirlandas com imagens de Papai Noel. A decoração foi confeccionada e custeada por Reginaldo Santos Campelo, 53 anos. Paciente renal, em tratamento há mais de duas décadas, ele fez campanha para arrecadar brinquedos, produtos de higiene pessoal, toalhas e lençóis para doar a crianças e adultos carentes do hospital. Os presentes serão entregues hoje à tarde.

“Natal é minha festa preferida. Desde pequeno, quando tinha 10 anos, comecei a me vestir de Papai Noel. Sinto-me bem ajudando as pessoas. É uma alegria”, conta Reginaldo, que trabalha com decoração. Morador de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, ele costumava enfeitar a rua onde reside.

“Faz uns anos que parei. Minha casa também não tem nenhuma decoração. Prefiro enfeitar o hospital, onde sou bem atendido há mais de 20 anos”, afirma. Cerca de 20 mil pessoas circulam pela unidade de saúde por mês. É a primeira vez que ele embeleza o hospital. Já a campanha para donativos é prática antiga. “Se conseguir juntar boa quantidade de doações pretendo levar para outros hospitais”, diz. Reginaldo dá os presentes vestido de Papai Noel.

Logo no hall de entrada há uma caixa grande onde as doações podem ser deixadas. Em outra entrada, a portaria 4, existe outra caixa. Esse local recebeu adornos mais simples. “O hospital já tinha uma árvore. Só completei com as guirlandas”, explica. Para montar tudo, ele gastou cerca de R$ 10 mil. Detalhe: ganha um salário mínimo por mês, como aposentado.

“Fui comprando devagar. Gastei muito com extensões para as lâmpadas. Fiz rifa de uma mochila, por R$ 2 cada bilhete, para ajudar”, afirma. Um dos corredores que ganharam iluminação especial tem cerca de 40 metros de extensão.

ELOGIOS

Quem vê a decoração não poupa elogios ao trabalho. “Gostei. Está muito bonito. É bom porque um lugar que às vezes é de tristeza fica alegre”, comentou o aposentado José Rinaldo Filho, 79, morador de Tamandaré, no Litoral Sul, e paciente do HC. Ele foi um dos que pararam para uma foto em frente à decoração natalina.

“Meu pai nunca tira fotos. Se parou pra isso, é porque gostou mesmo”, destacou a filha de José Rinaldo, a dona de casa Rosemery Filha, 53. “Adorei tudo, a árvore, os anjos, as lâmpadas”, disse a pequena Jheniffe Sampaio, 6. A garota reside em Arcoverde e faz tratamento de alergia na unidade de saúde.

Reginaldo diz que os brinquedos podem ser novos ou usados, desde que estejam em bom estado de conservação. “Lençóis e toalhas também são bastante úteis. Os idosos precisam de sabonete, pasta de dente, desodorante. E roupas em bom estado servem”, observa. Quem quiser doar, ainda dá tempo. Basta levar hoje pela manhã ao Hospital das Clínicas. Para falar com Reginaldo, basta ligar para o número 99150-3451.

Últimas notícias