Folia

Hoje é dia de Pitombeirinha dos Quatro Cantos em Olinda

Troça infantil desfila em ruas do Sítio Histórico a partir das 16h deste sábado (30). Saída da Rua 27 de Janeiro, da sede de Pitombeira

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 30/01/2016 às 8:08
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Troça infantil desfila em ruas do Sítio Histórico a partir das 16h deste sábado (30). Saída da Rua 27 de Janeiro, da sede de Pitombeira - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Neste último sábado de janeiro (30), a Troça Pitombeirinha dos Quatro Cantos faz seu 5° desfile no Sítio Histórico de Olinda sob o comando do carnavalesco Rodrigo Monteiro Diniz Costa. Ele tem apenas 9 anos de idade e acumula um currículo de veterano: é o fundador, o presidente e o porta-estandarte da agremiação mirim. “Desde pequeno sou alucinado pelo Carnaval”, declara Rodrigo.

Pitombeirinha nasceu, oficialmente, em 2012, como estampa o estandarte preto e amarelo. Mas dois anos antes o menino já tinha um bloquinho, o embrião da troça. “Sempre tive essa paixão, meu bisavô (Jubal Caldas) era um dos fundadores da Pitombeira e minha avó (Flávia Costa) fazia a maquiagem dos passistas. Tive a ideia de fazer o bloco e o nome não poderia ser outro, é uma homenagem a eles”, relata.

Rodrigo apresentou a ideia aos pais e, com a família, procurou o presidente da Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, Júlio Silva Filho, a quem pediu autorização para usar o nome da agremiação. Permissão concedida, o menino caiu em campo para juntar os brincantes. “Chamei os primos, os amigos e os colegas da escola para participar. Hoje, a troça está bombando”, avalia.

Para brincar em Pitombeirinha, diz ele, basta a animação de folião. “A pessoa vai fantasiada, vai com a camiseta da Pitombeira, vai como quiser. É só chegar”, convida o carnavalesco, avisando que o desfile começa às 16h e terá 40 minutos de duração, para não cansar as crianças. É bom chegar antes para aproveitar a concentração, a partir das 15h30, em frente à sede da troça, na Rua 27 de Janeiro.

O roteiro é o mesmo do Carnaval 2015, avisa Rodrigo. A troça sai da 27 de Janeiro, desce na direção da Praça do Carmo, entra na Rua do Bonfim, passa pelos Quatro Cantos, segue pela Rua de São Bento e retorna à sede de Pitombeira para celebrar os 69 anos de fundação da troça. “Este ano, por coincidência, o desfile é no mesmo dia do aniversário da Pitombeira, que também encerra a temporada de ensaios neste dia (30)”, diz a psicóloga Ana Rosa Caldas, a orgulhosa mãe do carnavalesco.

Passistas mirins e a orquestra de frevo do maestro Lessa garantem a animação. “Eu levo o estandarte, do começo ao fim. Não entrego a ninguém”, diz Rodrigo. “Em dezembro, antes de acabarem as aulas, chamei todos os colegas do colégio. Agora, reforço o convite por WhatsApp e Facebook”, comenta, acrescentando que pretende, em breve, escrever o Hino de Pitombeirinha.

Últimas notícias