Olinda

Prepare-se para o desfile do Homem da Meia Noite

A cidade patrimônio ferve neste sábado com Ceroula, Menino da Tarde e Homem da Meia Noite

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 06/02/2016 às 7:52
Bobby Fabisak/ JC Imagem
A cidade patrimônio ferve neste sábado com Ceroula, Menino da Tarde e Homem da Meia Noite - FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Indo ou não ao Galo da Madrugada, você tem motivo de sobra para ver e brincar o Carnaval de Olinda. É na tarde e noite deste sábado (6/02) que o frevo ferve. Primeiro, perto das 17h, com o Menino da Tarde, saindo do Amparo, e com Ceroula, do Carmo. Depois, será a vez do momento mais esperado e fascinante: o desfile do Homem da Meia Noite, à zero hora do domingo, carregado com todo o seu misticismo. O calunga charmoso, conquistador em mais de oito décadas, presta homenagem às mulheres e vai reatar seu romance com a Mulher do Dia. Não bastasse essa reaproximação pública, em frente à casa 132 do Bonsucesso, a festa terá o gingado de Gigante do Samba – a verde e branco que presta homenagem  ao maior ícone olindense –  além da orquestra de metais comandada pelo maestro Carlos.

“A partir das 21h a sede será aberta para receber os convidados”, conta Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia Noite. Enquanto foliões e admiradores do gigante estarão tomando lugar no Bonsucesso e arriscando uns passos no samba, um ritual, a portas fechadas, vai preparar o calunga para o desfile. O percurso  será menor, mas voltará a passar na cidade baixa (Amparo,  13 de Maio, Boa Hora, Joaquim Nabuco, Guadalupe e Bonsucesso). 

 

Ontem, quando blocos já tomavam as ladeiras, o Homem  estava em local secreto, mantendo a tradição. A Mulher do Dia, que mora no mesmo bairro,  descansava. “Ela está preparando a pele, o cabelo e as unhas”, brinca Sílvio Botelho, pai da maioria dos bonecos gigantes de Olinda, escultor do primeiro filho do casal, o Menino da Tarde. Botelho confidencia que, para fazer as pazes de vez com a eterna amada, o Homem da Meia Noite não desfilará este ano em Catende, Zona da Mata, ao lado da Mulher da Sombrinha. 

Para fortalecer o antigo casamento, o Homem da Meia Noite e a Mulher do Dia voltarão a se encontrar na terça-feira de Carnaval. Às 9h sairão juntos do Bonsucesso, ao som dos clarins e da orquestra, para o Encontro de Bonecos, no Guadalupe. Na concentração dançarão embalados pelo compositor de frevo Getúlio Cavalcanti. Á noite, o gigante estará fechando o Carnaval do Recife.

Confira a programação na Agenda JC.

Últimas notícias