Samba

Gigante do Samba e Galeria do Ritmo emocionam com homenagem a Arraes e Eduardo Campo

As duas maiores agremiações do Estado desfilaram neta segunda (8) no Centro do Recife

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/02/2016 às 11:43
Foto: André Nery/JC Imagem
As duas maiores agremiações do Estado desfilaram neta segunda (8) no Centro do Recife - FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem
Leitura:

 

A noite de desfiles das escolas de samba do Recife, nesta segunda (8), foi de homenagens a figuras emblemáticas da história política pernambucana. Os ex-governadores do Estado, Eduardo Campos e Miguel Arraes – neto e avô – foram tema do samba-enredo da Galeria do Ritmo e da Gigante do Samba, respectivamente. As duas maiores agremiações do Carnaval recifense roubaram a cena na passarela da Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade.

Com o enredo E Nós Não Desistimos do Brasil, a Galeria do Ritmo, de Casa Amarela, levou ao desfile a relação de Eduardo Campos com o desenvolvimento econômico e cultural de Pernambuco. Os carros alegóricos traziam fotos e vídeos do ex-governador que morreu em um acidente de avião em 2014 – inclusive um dos versos do samba faz referência à morte precoce de Eduardo. Nas fantasias, a escola reproduzia elementos da cultura popular pernambucana. 

Fechando a noite, a Gigante do Samba, de Água Fria, exaltou a história de luta e os projetos sociais criados por Miguel Arraes. O Centenário de Miguel Arraes Guerreiro do Povo Brasileiro, samba-enredo da agremiação que é uma das fortes concorrentes a ganhar o concurso, trazia em seu desfile referência ao Sertão e ao tão famoso programa Chapéu de Palha, lançado por Arraes. Num dos carros alegóricos da escola estava a vereadora Marília Arraes, neta do ex-governador.

Os desfiles das escolas de samba foram assistidos pela viúva de Eduardo Campo, Renata Campos – que não escondeu sua emoção – e os filhos João, Pedro, Eduarda e José. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e os secretários de Turismo da cidade e do Estado, Camilo Simões e Felipe Carreras também estavam no camarote armado na avenida. 

DISPUTA

A noite de desfile contava com seis agremiações escaladas, mas uma delas, a Unidos de São Carlos, não compareceu. Além da Gigante do Samba e da Galeria do Ritmo, se apresentaram a Escola de Samba Limonil, a Estudantes de São José e Rebeldes do Samba.  O resultado da disputa é anunciado nesta quinta-feira (11), às 10h, no Pátio de São Pedro, no bairro de São José.


Últimas notícias