Um dos maiores símbolos do Carnaval de Recife e também de Pernambuco, o Galo da Madrugada será, este ano, grafitado. O jornalista e artista plástico Flávio Barra foi convidado pela prefeitura para dar cor e identidade à alegoria de 27 metros de altura que, todos os anos, fica imponente na Ponte Duarte Coelho, no Centro da capital pernambucana. A pintura começou semana passada e deve terminar sexta-feira. A previsão é que o boneco gigante comece a ser montado na noite da quarta-feira da semana pré-carnavalesca.
"Quase caio para trás quando fui convidado pelo prefeito Geraldo Julio e pela primeira dama, dona Cristina, para grafitar o Galo da Madrugada. É muita honra. É o sonho de todo artista ter uma grande obra. Mas qualquer outra que eu fizer não terá a força que essa no Galo", comentou Fábio. O "bicho" estará nas cores amarela, vermelha e laranja. No peito do galo, Flávio Barra vai desenhar a Maria, personagem que se transformou na marca do trabalho dele e que foi inspirada na sua filha, hoje com 11 anos.
Toda a decoração do Carnaval do Recife é baseada em grafites. Os enfeites no Bairro do Recife, principal polo da folia, serão feitos a partir de desenhos de cinco grafiteiros e um coletivo de artistas: Karina Agra, Bozó Bacamarte, Jota ZerOff, Galo de Souza e Manoel Quitério, além do Coletivo Vacilante. Todos eles também pintaram painéis em muros e paredes de prédios públicos da cidade.
"Definimos por Flávio Barra para grafitar o Galo da Madrugada porque a obra dele é mais orgânica, se encaixa perfeitamente com a proposta do Galo", explica o arquiteto Carlos Augusto Lira, responsável pela decoração do Recife.