CARNAVAL 2017

Semana repleta de prévias no Recife e em Olinda

Virgens do Bairro Novo e Bloco Tá Maluco são os destaques da programação deste domingo em Olinda. No Recife haverá, durante a semana, ensaios no Marco Zero

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/02/2017 às 7:07
Foto: Fernando da Hora /  JC Imagem
Virgens do Bairro Novo e Bloco Tá Maluco são os destaques da programação deste domingo em Olinda. No Recife haverá, durante a semana, ensaios no Marco Zero - FOTO: Foto: Fernando da Hora / JC Imagem
Leitura:

Oito mil, seiscentos e quarenta minutos (ou 144 horas). Esse é o tempo que separa a zero hora de hoje até a zero hora do Sábado de Zé Pereira, quando, finalmente, o Carnaval terá começado, segundo o calendário oficial. Como na prática a farra carnavalesca teve início faz tempo, foliões contam com várias opções, esta semana, para curtir prévias do Reinado de Momo. Homens zombeteiros vestidos de mulheres, nas Virgens do Bairro Novo; a delicadeza dos frevos no ensaio aberto do Bloco da Saudade ou a batida forte dos tambores dos maracatus: o que não falta é gente reunida para esticar a folia o máximo possível.

Em Olinda, as Virgens do Bairro Novo farão o 64º desfile. Serão 283 marmanjos vestidos de mulheres, com as mais criativas fantasias, que vão se encontrar na Praça 12 de Março. Quando acabar o concurso para eleger as mais originais, tímidas e sapecas, entre outras categorias, a multidão deve se esbaldar com dez trios elétricos.
Asas da América, Pinguim, Som da Terra e Sedutoras são algumas das bandas convidadas. O desfile tem cerca de três quilômetros de extensão. Começa na Praça 12 de Março e segue pela Avenida Getúlio Vargas até a beira-mar de Olinda.

Ainda na Cidade Patrimônio da Humanidade, outra boa opção hoje é acompanhar o bloco Tá Maluco, que comemora 34 Carnavais com saída do Varadouro. “Maestro Lessa e sua orquestra nos acompanham há 25 anos. O bloco começou como uma brincadeira de seis irmãos, com os tios e primos. Foi aumentando, com a chegada de amigos e amigos dos amigos. Hoje junta muita gente”, conta a professora Mariana Cavalcanti, 35 anos, filha de um desses seis irmãos. “Olinda fica mais alegre no dia do Tá Maluco. É um dia de abraços, beijos, lágrimas, celebração”, completa Mariana.

Anote o trajeto: sai do Varadouro (Praça Coronel João Lapa), sobe a Rua Henrique Dias, depois a 13 de Maio, cruza a Rua de São Bento. Dá uma parada para recuperar o fôlego na área sombreada que fica atrás da Igreja de São Pedro. Depois segue pela Rua Prudente de Morais, sobe a Ribeira, São Bento, passa pela prefeitura, desce a Ladeira da 15 de Novembro. Lá, quando a orquestra parar (por volta das 14h), tem um refrescante banho de mangueira.

TAMBORES SILENCIOSOS

Amanhã o destaque é a Noite dos Tambores Silenciosos, uma grande celebração religiosa às origens africanas que acontece pela 16ª vez em Olinda. Nove nações de maracatus sairão em cortejo dos Quatro Cantos pelas Ruas do Amparo e Bonsucesso, com destino à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Durante a cerimônia, a frente da igreja será banhada de perfume. Ao final, acontecerá um dos momentos mais emocionantes do ritual: o rufar dos tambores, que permanecerão em silêncio durante a celebração.

Na capital, o Bloco da Saudade fará acerto de marcha saindo da Praça Maciel Pinheiro, quarta-feira. É o mesmo dia que acontece o penúltimo ensaio para abertura oficial da folia. Treze nações de maracatu se juntarão a Lenine e Virgínia Rodrigues no Marco Zero. O encontro se repete quinta-feira. Porque na sexta pode não ser oficial, mas é quando o Carnaval será decretado aberto no Recife.

Últimas notícias