Ao todo, 6.491 idosos morreram no trânsito brasileiro em 2013. Os dados são do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e apontam que do total das vítimas de acidentes, 15,35% possuem mais de 60 anos de idade.
No País, o grupo representa 8% da população nacional e, entre os condutores habilitados, eles já somam 8.661.195 pessoas entre 61 e 90 anos, segundo dados do Ministério das Cidades em setembro deste ano. A discrepância entre as taxas mostra que o percentual de idosos que vieram a óbito é alarmante.
A preocupação existe também pois, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060 a terceira idade ocupará 26,7% da população brasileira, o mesmo que dizer que 1 em cada 4 pessoas no país terá mais de 65 anos.
Mas, para aqueles que não abandonam a direção com a chegada da terceira idade, pelo menos há um motivo para comemorar. Os condutores mais velhinhos poderão contar com um desconto na renovação da carteira de motorista, caso um projeto que tramita na Câmara seja aceito.
Pedestres
Entre as mortes, porém, só parte delas acontecem com motoristas. Das vítimas, 39% eram pedestres e 22% ocupavam os carros. Já entre os casos de atropelamento, os números impactam negativamente os mais experientes. Em levantamento feito pelo Ministério da Sáude, em 2010, 30% das pessoas que morreram atropeladas no Brasil eram da terceira idade.
Esses dados expõem as necessidades de maior atenção para eles, cuja mobilidade é considerada reduzida. No mês de novembro, o Blog De Olho no Trânsito lançou o especial Todos Pelo Caminhar, que mostra alternativas para melhorar a mobilidade a pé.