Ato

Moradores de Engenho do Meio realizam ato contra mudanças na Caxangá

Manifestantes reclamam que agora têm que pegar três ônibus para chegar à Conde da Boa Vista

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/02/2017 às 8:29
Bobby Fabisak/JC Imagem
Manifestantes reclamam que agora têm que pegar três ônibus para chegar à Conde da Boa Vista - FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Insatisfeitos com as mudanças ocorridas em oito linhas de ônibus que passam pela Avenida Caxangá, anunciadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte na última quarta-feira (1º), moradores do bairro de Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife, realizam um protesto na manhã desta sexta-feira (3), no terminal de ônibus do bairro. Eles reclamam que, antes da mudança, só precisavam utilizar um ônibus para chegar à Avenida Conde da Boa Vista (423 - Engenho do Meio), mas que depois da alteração terão que pegar três.

"Vamos ter que pegar o Engenho do Meio, descer na Caxangá e pegar um BRT. Em seguida vamos descer no Derby e pegar mais um para a Conde da Boa Vista. A mudança complicou muito", declara Fagner Góes, que está participando da manifestação. Segundo ele, não houve diálogo do Grande Recife com a população. "Eles não conversaram com a gente. Além disto, não entregaram os cartões que haviam prometido", completou. Fagner afirma, ainda, que outro ato será realizado neste sábado (4), quando as alterações passam a valer para as linhas 413 - Avenida do Forte, 415 - Sítio das Palmeiras, 423 - Engenho do Meio e 433 - Brasilit.

Sobre o fato de não ter tido diálogo com a população e sobre os cartões VEM, o Grande Recife Consórcio de Transporte se pronunciou, por meio de uma nota. Confira na íntegra:

O Grande Recife esclarece que as mudanças no transporte sempre são discutidas com as lideranças comunitárias, a exemplo destas que vão acontecer na Avenida Caxangá nos próximos sábados, dias 4 e 11 de fevereiro. O Consórcio conversou com 28 líderes comunitários do Engenho do Meio, Barbalho (Detran), Monsenhor Fabrício, Roda de Fogo, Torrões e Brasilit, no período de 4 a 12 de janeiro de 2017. Do Engenho do Meio, participaram 5 lideranças.

A distribuição dos cartões Vem Comum de forma gratuita já está acontecendo nas comunidades sob a responsabilidade da MobiBrasil. É importante lembrar que para receber o cartão é preciso ter pego uma das linhas que passarão por mudança e ter pago a passagem em dinheiro. O cobrador vai entregar um ticket promocional para ser trocado pelo cartão. As trocas acontecem nos mini terminais de cada linha, com o despachante. É necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência, que comprove que a pessoa é morador do bairro.

Entenda as mudanças

A partir deste sábado (4) e do próximo (11), oito linhas que passam pela Avenida Caxangá sofrerão alterações e passarão a fazer integração temporal com estações de BRT. Desta forma, os passageiros que quiserem ir para o Centro do Recife deverão desembarcar na Avenida Caxangá e, em no máximo duas horas, entrar em uma estação de BRT da Avenida, utilizando apenas uma passagem. As alterações só valem para quem utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). As mudanças entram em vigor neste sábado (4) para quatro linhas e, no próximo (11), para as linhas 416 - Roda de Fogo, 421 - Torrões, 422 - Monsenhor Fabrício e 425 - Barbalho (Detran).

Últimas notícias