Mudança

Duas linhas de ônibus passam a rodar sem cobradores a partir de março

A medida ocorre devido à baixa demanda de passageiros nas linhas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/02/2017 às 17:06
Guga Matos/JC Imagem
A medida ocorre devido à baixa demanda de passageiros nas linhas - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Mais duas linhas de ônibus rodarão sem cobradores na Região Metropolitana do Recife (RMR), a partir do dia 1º de março deste ano. Os passageiros das linhas 042 - Aeroporto (Opcional) e 053 - Shopping RioMar (Opcional) devem ficar atentos, pois com a retirada dos cobradores, o pagamento das passagens será feita apenas através do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador e Comum.

A justificativa dada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte sobre a retirada dos cobradores é de que as linhas possuem baixa demanda de usuários. Juntas, as duas transportam 3.600 passageiros diariamente, sendo 3 mil da linha Aeroporto (Opcional) e 600 da Shopping RioMar (Opcional). Destes usuários, 1.600 ainda fazem o pagamento em dinheiro. Segundo o Grande Recife, a linha 042 roda com 10 veículos, enquanto o 053, com dois.

Ainda de acordo com o órgão, os 24 profissionais que trabalham nas duas linhas como cobradores serão remanejados para outras linhas ou outras funções. 

Medida de segurança

Em julho do ano passado, a linha 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira começou a rodar sem cobradores, afetando cerca de 6 mil usuários. Na época, o Grande Recife Consórcio de Transporte argumentou que o objetivo da retirada dos cobradores e o pagamento exclusivo pelo VEM tinha como objetivo avaliar se a redução de circulação de dinheiro nos coletivos acarretaria a diminuição do número de assaltos.

Últimas notícias