Corredor Leste-Oeste

Usuários reclamam de cobrança dupla de passagem na integração temporal da Caxangá

Os usuários têm duas horas para fazerem integração, mas reclamam que, antes deste tempo, estão sendo debitadas duas passagens

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/03/2017 às 11:16
JC Imagem
Os usuários têm duas horas para fazerem integração, mas reclamam que, antes deste tempo, estão sendo debitadas duas passagens - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Depois de quase dois meses das mudanças realizadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte em oito linhas que passam pela Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, usuários do sistema relatam que estão tendo problemas com a integração temporal. No último fim de semana, ao invés de ser cobrada apenas uma passagem, foram debitadas duas, tanto para quem saía da linha do bairro para a estação de BRT do Corredor Leste-Oeste, quanto para quem fazia o caminho inverso.

Uma das usuárias prejudicadas foi a estudante Hanna Gomes, de 24 anos. Moradora do bairro de Torrões, na Zona Oeste do Recife, ela pegou o coletivo 2421 - Torrões/EBRT Parque do Cordeiro, no último domingo, em direção à Avenida Conde da Boa Vista, desceu na Avenida Caxangá e, ao ingressar na estação de BRT, mais uma passagem foi debitada. "Não fazia nem 20 minutos entre uma viagem e outra, imagina duas horas. A mesma coisa aconteceu quando voltei para casa", declarou a estudante.

 Hanna conta que entrou em contato com a central do VEM e eles aconselharam que ela fosse à sede do órgão para receber o dinheiro de volta. Outra usuária que teve duas passagens descontadas foi a publicitária Heloiza Melo, de 23 anos, que saiu do bairro da Iputinga, no sábado passado, e, ao chegar na estação de BRT da Caxangá, foi cobrada novamente. "Várias pessoas falaram comigo e disseram que isto já tinha acontecido com elas outras vezes. Inclusive uma moça comentou que há um tempo o problema havia ocorrido com ela, o VEM prometeu ressarcir e não aconteceu nada", acrescentou.

 A passageira afirmou que, ao chegar à estação, havia um funcionário anotando o nome dos passageiros e o número do cartão do VEM. "As pessoas reclamaram muito que estes problemas são recorrentes", disse Heloiza. Segundo Hanna, além desta questão, os usuários também sofrem com o engarrafamento causado pelos veículos que invadem a faixa exclusiva de BRT, na Avenida Caxangá, e com a lentidão no tráfego causada pela construção da estação na Rua Benfica, na Madalena.

Resposta

 Por meio de uma nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte comentou que tem ingerência no sistema de recarga do VEM, mas que orienta os usuários a irem à sede do órgão, na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, para analisar o problema e corrigir alguma possível falha, além de devolver o crédito. Sobre o caso, a assessoria de comunicação da Urbana-PE, comentou que o sistema de integração temporal está funcionando normalmente. A Urbana-PE alega, no entanto, que foi identificado um erro, no último sábado, apenas nas linhas do corredor Leste-Oeste e que, os cartões VEM indevidamente debitados pela segunda passagem serão automaticamente creditados em até 8 dias.

Mudanças na Caxangá 

As alterações em oito linhas que trafegam pela Caxangá foram anunciadas no dia 1º de fevereiro. Com a mudança, os coletivos deixaram de circular pela Caxangá, e os passageiros que seguiam rumo ao Centro do Recife, têm que descer dos ônibus e fazer a integração temporal, em duas horas, com uma estação de BRT do Corredor Leste-Oeste. As linhas foram 413 - Avenida do Forte, 415 - Sítio das Palmeiras, 423 - Engenho do Meio, 433 - Brasilit, 416 - Roda de Fogo, 421 - Torrões, 422 - Monsenhor Fabrício e 425 - Barbalho (Detran).

Últimas notícias