Conscientização

''O pedestre é a maior vítima'', diz Caco Barcellos no lançamento do Maio Amarelo de 2017

Campanha deste ano tem como mote as escolhas que se faz no trânsito; Durante a abertura, alguns espectadores se manifestaram contra o Governo do Estado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/05/2017 às 23:10
Foto: Diogo Cavalcante/JC Trânsito
Campanha deste ano tem como mote as escolhas que se faz no trânsito; Durante a abertura, alguns espectadores se manifestaram contra o Governo do Estado - FOTO: Foto: Diogo Cavalcante/JC Trânsito
Leitura:

A edição 2017 do movimento Maio Amarelo, promovido em Pernambuco pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), foi oficialmente lançado na noite desta terça-feira (2). O evento contou com a presença de nomes ligados ao órgão e com palestra do jornalista Caco Barcellos, na Uninassau. Este ano, o tema do movimento é "Minha Escolha faz a Diferença".

"Há 15 anos, o medo do brasileiro é morrer de formas não naturais", destacou Caco durante a palestra. O jornalista também comentou sobre questões de cidadania e deveres no trânsito: "É muito simplório achar que é apenas responsabilidade do Estado". Por fim, opinou que deveriam haver mais ações para os pedestres, que são os que mais sofrem com a violência no trânsito: "O pedestre é a maior vítima. Tudo sempre se faz pensando no carro e deixa em segundo plano quem mais sofre com isso".

Sobre o movimento do Maio Amarelo, Caco acha válido. "Toda campanha educativa é maravilhosa. Tem vários exemplos ao longo da história. Uma delas que fez com que passassem a usar mais o cinto de segurança. Hoje é inadmissível não usá-lo", relembrou. "A minha esperança é que aconteça o mesmo com o álcool. Às vezes as pessoas esquecem que os efeitos das drogas legais são mais fortes que o das ilegais", concluiu.

O evento também teve a participação do secretário das Cidades, Francisco Papaléo, o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, do deputado Eduíno Brito (PP), representando a Alepe, e diversos outros representantes de segmentos ligados à questão do trânsito.

Charles relembrou o mote da campanha: "Você escolhe praticar ou não uma multa". Para ele, o grande problema, hoje, é a questão do celular ao volante. "A gente precisa conscientizar o condutor a não usar o aparelho no trânsito. Quando você está dirigindo, na hora que você está vendo uma mensagem, bateu ou atropelou alguém". Francisco Papaléo compartilha do mesmo pensamento: "O descuido de alguns segundos pode ocasionar acidente, a morte de um terceiro ou até mesmo a sua. Deixe o celular pra um momento posterior e foque na direção".

Polêmica

Durante a palestra, houve alguns momentos de manifestação contrária ao Governo do Estado. Num deles, quando o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, comentou que durante a a gestão Paulo Câmara houve diminuição nos índices de acidentes, bem como uma maior educação no trânsito, o público soltou uma vaia. Posteriormente, durante perguntas dirigidas a Caco, um homem aproveitou para tecer críticas diretas, tanto ao governo, quanto ao Detran. 

Maio Amarelo

O movimento do Maio Amarelo começou no país em 2011. Durante todo o mês de maio, inúmeras ações educativas serão realizadas em todo o Estado, atentando à necessidade de mais segurança e mais consciência no trânsito. Foi o Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV) trouxe o movimento ao Brasil, em parceria com departamentos e órgãos locais, inspirado em exemplos estrangeiros,. Ao menos, na atual gestão do Detran-PE, já é a terceira edição.

Charles afirma que, graças a essas e outras ações educativas, já houve redução de 20% nos índices de violência no trânsito. Um reflexo disso é a diminuição na taxa do seguro DPVAT. "Saiu de R$ 195 para R$ 48. A seguradora viu que estava diminuindo os índices e deu esse benefício ao governo e aos usuários", comentou.

Últimas notícias