Infrações

CTTU passa a multar por videomonitoramento nesta quarta-feira

Dez pontos da cidade serão fiscalizados a partir das câmeras

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/05/2017 às 6:32
Foto: Daniel Tavares/Divulgação PCR
Recife tem 29 câmeras de videomonitoramento atualmente na cidade - FOTO: Foto: Daniel Tavares/Divulgação PCR
Leitura:

As fiscalizações por videomonitoramento da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) têm início nesta quarta-feira (3) em 10 pontos do Recife. Desde o dia 3 de abril, o órgão fazia o trabalho de forma educativa, sinalizando os locais que passarão ser fiscalizados, como a Avenida Recife, na Zona Oeste; a Avenida Antônio de Góes e a Conselheiro Aguiar, na Zona Sul e a Avenida Norte, na Zona Norte.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite a fiscalização através de câmeras desde 2015, de acordo com a resolução 532. As câmeras serão operadas apenas por agentes de trânsito, únicos responsáveis pelas autuações. As imagens serão utilizadas para a fiscalização de infrações como estacionamento irregular, formação de fila dupla, conversão proibida e conduzir motocicleta sem capacete.

O videomonitoramento, no entanto, não será usado para aplicar infrações que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como excesso de velocidade e estacionar a menos de cinco metros do bordo de alinhamento transversal. As áreas com videomonitoramento continuarão recebendo a presença física das equipes de agentes de trânsito da CTTU.

A Central de Operações de Trânsito (COT) funciona 24h por dia, nos sete dias da semana. O efetivo é de 20 agentes de trânsito. Das 124 câmeras de monitoramento implantadas na cidade, inicialmente, apenas 10 serão usadas para a fiscalização pelos agentes.

Locais que serão fiscalizados por videomonitoramento

São eles: Avenida Recife, no cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz; na Avenida Antônio de Góes, próximo à Secretaria de Administração do Estado e nas imediações do Túnel Josué de Castro; na Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Padre Carapuceiro e Frei Leandro; na Avenida Norte, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro; no cruzamento do Largo da Paz com a Estrada dos Remédios; na Avenida Agamenon Magalhães, no cruzamento com a Rua Doutor Leopoldo Lins; na Avenida Norte, no cruzamento com a Professor José dos Anjos e na Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César.

Últimas notícias