Transporte

Detran-PE inicia inspeção de motofretes neste sábado

A inspeção segue até o dia 20 de julho

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/05/2017 às 12:08
Foto: Jedson Nobre/JC Imagem
A inspeção segue até o dia 20 de julho - FOTO: Foto: Jedson Nobre/JC Imagem
Leitura:

Veículos que possuem registro para exercer atividade de motofrete (transporte profissional de pequenas cargas em motocicletas), junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), devem fazer a vistoria a partir deste sábado (20), quando o órgão dará início à primeira Inspeção Semestral Obrigatória e de Segurança de 2017. O Estado conta, atualmente, com 1.667 motos cadastradas para o serviço, sendo 953 no Recife.

Os motofretes registrados na Capital devem comparecer à sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, aos sábados, até o dia 27 de julho, prazo final para que seja feita a inspeção. Já os registrados em outras cidades, devem aparecer à Ciretran mais próxima, entre os dias 22 de maio e 16 de junho. A inspeção consiste na avaliação da documentação e dos equipamentos obrigatórios, tanto do veículo quanto do motoboy.

Os veículos que estiverem em conformidade com as exigências legais receberão um selo de certificação. Quem não fizer a inspeção estará sujeito à multa, retenção do veículo e ter o cadastro bloqueado na base de dados do Detran, além de responder perante a Justiça do Trabalho.

Inspeção

Durante a inspeção, são exigidos: original e cópia da CNH do condutor; original e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV), frente e verso. No caso dos equipamentos: o veículo deve ser dotado de compartimento fechado para o transporte de cargas; o veículo deve ter instalado dispositivo de proteção para pernas e motor, bem como aparador de linha fixado no guidon. Já o motorista deve usar colete de segurança, capacete motociclístico, calça comprida, camisa de manga e sapatos fechados ou botas.

Últimas notícias