Mudança

Zona Sul do Recife ganha um novo binário no próximo sábado

Esta é a terceira alteração no trânsito da região em menos de um mês

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/05/2017 às 10:59
Foto: Google Street View
Esta é a terceira alteração no trânsito da região em menos de um mês - FOTO: Foto: Google Street View
Leitura:

Um novo binário será implantado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no próximo sábado (27). Esta é a terceira mudança no tráfego da região realizada em menos de um mês. A alteração acontece nas ruas Desembargador João Paes e na Dom José Lopes. A ação também afetará a circulação em um trecho da Avenida Sul e nas ruas Francisco Correia de Moraes e Joaquim Pinheiro.

A partir de sábado, a Rua Desembargador João Paes, que é mão dupla, passará a ser mão única, na direção Avenida Desembargador José Neves/Avenida Fernando Simões Barbosa. Já os condutores que seguirem pela Rua Dom José Lopes só poderão trafegar no sentido Avenida Fernando Simões Barbosa/Avenida Desembargador José Neves, já que a via também deixará de ser mão dupla.

Os motoristas que circulam pela Avenida Desembargador José Neves e querem chegar à Rua Desembargador João Paes deverão fazer o giro de quadra, pegando as ruas Francisco de Moraes e Joaquim Pinheiro, além de um trecho da Avenida Sul, localizado entre as duas vias. As três passarão a ser mão única no sentido anti-horário. Os motoristas poderão fazer o mesmo trajeto caso desejem retornar para a Avenida Desembargador José Neves, no sentido centro.

Estacionamento

Além das mudanças na circulação das vias, a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) irá implantar sete novas faixas de pedestre na região e fará a proibição de estacionamento nos locais. Os condutores não poderão mais estacionar dos dois lados da Rua Desembargador João Paes, mas do lado esquerdo, a proibição só acontece das 7h às 19h, nos trechos entre a Avenida Desembargador José Neves e a Rua Amália Bernardino de Souza e a Avenida Visconde de Jequitinhonha e Avenida Fernando Simões Barbosa. A via receberá duas faixas de pedestre.

Na Rua Dom José Lopes, que ganhará três faixas de pedestre, a proibição acontece no lado direito de forma permanente. A CTTU irá implantar uma placa de proibição de conversão à esquerda, das 7h às 22h, no cruzamento com a Avenida Desembargador José Neves com a Rua Desembargador João Paes. As Ruas Francisco Correia de Moraes e Joaquim Pinheiro receberão uma faixa de pedestre cada.

Sinalização

As vias envolvidas nas mudanças irão receber sinalização horizontal e cerca de 140 placas de sinalização vertical. Na primeira semana da alteração, uma equipe de agentes da CTTU estará no local para orientar os condutores.

Outras mudanças

No início deste mês, a CTTU implantou um novo semáforo no início do Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina, também na Zona Sul do Recife. Segundo o órgão, o sinal foi colocado após "testes realizados pelas equipes técnicas desde o início do mês de abril" e funciona em sincronia com o que fica no cruzamento do Túnel com a Antônio de Góes. Em nota, a Autarquia afirma que a sincronia existe para que os motoristas "sigam livremente pelo túnel, sem perder tempo de aceleração na parte do aclive, acessando a Avenida Antônio de Góes com mais agilidade".

Na semana passada, a mudança aconteceu nas Ruas Luis de Farias Barbosa e Amaro Albino Pimentel. As duas eram mão dupla e passaram a ter sentido único. A Luis de Farias Barbosa na direção Rua Tenente João Cícero/Rua Professor Eduardo Wanderley Filho e a Amaro Albino Pimentel no sentido Rua Professor Eduardo Wanderley Filho/Rua Tenente João Cícero.

Últimas notícias