Greve

Metroviários não deflagram greve, mas marcam nova assembleia por reajuste

De acordo com o presidente do sindicato, governo ofereceu reajuste zero, mas ajuizou novo dissídio; Classe ainda pode parar no São João

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/06/2017 às 19:52
Foto: Renata Monteiro/JC
De acordo com o presidente do sindicato, governo ofereceu reajuste zero, mas ajuizou novo dissídio; Classe ainda pode parar no São João - FOTO: Foto: Renata Monteiro/JC
Leitura:

Os metroviários vinculados ao Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiram não deflagrar greve. A decisão foi tomada após assembleia realizada na noite desta terça-feira (13), na Estação Recife, localizada no bairro de Santo Antônio, Centro da capital. No entanto, a categoria, que quer reajuste de 12,29% no salário, promete uma nova reunião para o próximo dia 21 (quarta) e podem parar no São João.

De acordo com Getúlio Basílio, presidente do Sindmetro-PE, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) teria oferecido reajuste zero. "Nós não aceitamos esse índice. É um índice que oprime a classe trabalhadora", comentou. O índice de 12,29%, segundo o presidente, se refere às perdas acumuladas dos últimos anos.

No entanto, segundo Getúlio, houve a desistência de deflagrar greve, neste momento, em virtude da CBTU ter ajuizado o dissídio da classe no Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta terça, em Brasília.

Tanto a CBTU Recife quanto o TST foram procurados para comentar o assunto, mas até a publicação desta matéria, não conseguimos contactar nenhum dos dois.

Greve Geral do dia 30

Sobre a paralisação orquestrada por diversas centrais sindicais para o dia 30, Getúlio ponderou: "Apoiamos os movimentos contra a reforma da previdência, mas só decidiremos quando tiver mais perto".

 

Últimas notícias