Centro

Centro do Recife ganha 113 vagas de estacionamento Zona Azul

Além das novas vagas rotativas, os condutores devem ficar atentos para as mudanças no trânsito

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/09/2017 às 18:34
Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem
Além das novas vagas rotativas, os condutores devem ficar atentos para as mudanças no trânsito - FOTO: Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem
Leitura:

A partir deste sábado (30) a área central do Recife passa a contar com mais vagas de estacionamento na Zona Azul. De acordo com Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) serão implantadas mais 113 vagas rotativas.

No bairro do Recife, os novos espaços estão distribuídos no entorno da Praça Tiradentes nas ruas Bione, com 14 vagas; Forte do Brum, com 8 vagas, sendo uma de carga/descarga; Tiradentes, com 40 vagas, sendo 2 para idosos e 1 para pessoas com deficiência; São Jorge, com 27 vagas e Bernardo Vieira de Melo, com 17.

No trecho, os motoristas devem ficar atentos para mudanças na circulação. A Rua de São Jorge, passa a ser mão dupla, e a Travessa Tiradentes, onde a circulação será invertida, passa a ser inteiramente mão única no sentido Rua Forte do Brum/Avenida Militar. Dessa forma, os condutores que circulam nas avenidas Alfredo Lisboa e Militar deverão acessar a Rua do Moinho, girar à esquerda na Rua Bernardo Vieira de Melo e girar à direita na Rua Bione para ter acesso à Avenida Cais do Apolo. A mudança vai garantir mais fluidez e acessibilidade a local.

Já o bairro de Santo Antônio, ganha mais sete vagas rotativas, sendo uma para idosos e outra para pessoas com deficiência, na lateral da Praça Joaquim Nabuco, no trecho entre as ruas Frei Caneca e Floriano Peixoto.

Sinalização e fiscalização

Para orientar os motoristas e regulamentar os novos estacionamentos, a CTTU vai implantar toda a sinalização horizontal e vertical da Zona Azul. Quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul pode ser multado e ter o carro removido para o depósito. A multa é grave (R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação). A fiscalização será realizada pelas equipes que já atuam na área central da cidade, compostas por cerca de 40 agentes de trânsito.

Zona Azul

A Zona Azul é implantada pela Prefeitura do Recife, por meio da CTTU. Atualmente, são disponibilizadas mais de 3 mil vagas rotativas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista e Madalena. O funcionamento é das das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais.

Últimas notícias