Transporte

Conheça o 'BEM', o bilhete eletrônico de Camaragibe

O BEM será utilizado em linhas do transporte complementar do município

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/10/2017 às 14:18
Foto: Divulgação
O BEM será utilizado em linhas do transporte complementar do município - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Está previsto para ser lançado em novembro deste ano o Bilhete Eletrônico Municipal (BEM), destinado aos moradores de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O bilhete funciona basicamente como o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), mas é destinado às linhas de ônibus do transporte complementar da cidade. Inicialmente serão seis tipos de BEM.

De acordo com Arnaldo Júnior, presidente da Cooperativa da União dos Profissionais do Ramo de Transporte Complementar (Cooper Une), cerca de 30 mil pessoas usam as linhas complementares por dia em Camaragibe. Entre os tipos de BEM estão o Comum, o Estudante (que pagam meia passagem), o Trabalhador, o Especial, o Operacional e o Melhor Idade. A previsão é de que o BEM comece a funcionar no dia 15 de novembro

 

"Teremos uma Central, onde os usuários poderão fazer cadastro, principalmente idosos, pessoas com deficiência e estudantes, que precisam apresentar documentação. Mas eles só precisam se deslocar na primeira vez. Será possível fazer a recarga pelo site ou em outros pontos como bancas de revista e farmácias", explicou Arnaldo. Atualmente, Camaragibe conta com oito linhas de transporte complementar, que atendem moradores de 16 bairros.

Vantagens

A tarifa dos ônibus que fazem linhas complementares custa R$ 2,44. O presidente da Cooper Une também declara que a primeira via do cartão não terá custos para o passageiro, mas caso ele seja perdido, a pessoa terá que pagar um taxa. A Central do BEM será localizado na Rua Belmiro Corrêa, 757, no bairro Novo do Camelo, em Camaragibe. Ainda segundo Arnaldo, entre as vantagens de adotar o sistema de bilhetagem eletrônica está a possibilidade da venda de créditos pela internet, a redução da evasão de receita, menor tempo de embarque e permitir a recarga embarcada em alguns pontos, entre outros.

Últimas notícias