Transporte

Vai para o Galo da Madrugada? Fique atento ao itinerário dos ônibus

Sete linhas especiais circularão para levar os passageiros para diversos pontos de Recife e Olinda

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/02/2018 às 12:18
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Sete linhas especiais circularão para levar os passageiros para diversos pontos de Recife e Olinda - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

Os foliões que forem ao Galo da Madrugada 2018 utilizando o transporte público devem ficar atentos ao esquema montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte para a festa. No sábado (10), 30 linhas receberão reforço de frota e 179 terão mudanças de itinerário. Sete linhas especiais circularão para levar os passageiros para diversos pontos de Recife e Olinda.

Ao todo serão 3.243 viagens realizadas por 421 ônibus durante o sábado. Nos terminais integrados e bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR) (TI Igarassu, TI Pelópidas, Av. Mário Melo, Shopping Tacaruna, TI Macaxeira, TI Santa Rita, TI Cabo, Largo da Paz, TI Camaragibe, TI Caxangá, TI III Perimetral e Estação do Derby), serão 47 coletivos, que vão para as ruas dependendo da demanda. Saem do Terminal de Santa Rita 42 linhas bacuraus, entre a 0h e as 4h. Elas terão reforço de 223 viagens, totalizando 413. Às 5h30, entra em operação a linha especial 117 - Circular do Galo, que sai do Terminal de Santa Rita em direção ao Shopping Tacaruna e, de lá, volta ao Centro do Recife ao custo de R$ 3,20.

Para orientar os foliões, 70 divulgadores do Grande Recife estarão nas ruas distribuindo material informativo, indicando o itinerário e as paradas de ônibus do Centro do Recife.

BRT

No sábado de Carnaval, as linhas de BRT do corredor Norte-Sul e Leste-Oeste terão os veículos substituídos por ônibus convencionais e cumprem o itinerário normal. As exceções são as linhas 2444 – TI Caxangá (III Perimetral)(Cde da Boa Vista), 2443 – EBRT (BR-101) / Derby e 2480 – TI Camaragibe / Derby, do Corredor Leste/Oeste, que retornam do Derby, que retornam do Derby.

Metrô

Um esquema especial, que envolve reforço operacional e policial, foi montado para garantir tranquilidade e organização ao ir e vir dos foliões. O metrô se preparou para transportar 430 mil pessoas somente no Sábado de Zé Pereira – entre 30 e 50 mil passageiros a mais do que o sistema transporta nos dias úteis.

A Linha Centro terá intervalos mínimos de cinco minutos e a Linha Sul de sete minutos, seja no percurso subúrbio-Centro ou no sentido contrário. A Linha Centro irá operar normalmente, das 5h às 23h. Já a Linha Sul terá a operação normal em todas as estações até as 14h. A partir desse horário, e até as 20h, haverá apenas desembarque no ramal.

“Nós avaliamos, a partir da demanda de outros Carnavais, que o embarque na parte da tarde nas estações da Linha Sul era muito pouco. Assim, os passageiros que quiseram embarcar no ramal terão que usar as estações Recife e Joana Bezerra”, explicou o gerente operacional de estações da CBTU, Murilo Esteves. Já o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) irá funcionar das 5h às 20h. E, assim como a Linha Sul, a partir das 14h as estações irão funcionar apenas para desembarque.

O número de trens é o mesmo do ano passado – 22 –, mas a diferença é que todas as composições foram revisadas para evitar problemas técnicos durante a operação. Serão 1.370 funcionários da CBTU para garantir a operação, evitar problemas técnicos, violência e depredação nas 39 estações e 22 composições que compõem as Linhas Centro e Sul, além do VLT. Os 105 maquinistas que atuarão na Linha Centro e os 75 da Linha Sul estarão acompanhados de um funcionário da equipe técnica, de supervisores de trens, engenheiros ou técnicos em manutenção.

Últimas notícias