Protesto

Pelo quarto dia consecutivo, ambulantes fazem protesto no Centro

Eles são contrários à apreensão de produtos pela PCR

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/04/2018 às 11:31
Foto: TV Jornal
Eles são contrários à apreensão de produtos pela PCR - FOTO: Foto: TV Jornal
Leitura:

Mobilizados pelo quarto dia consecutivo, ambulantes que trabalham na Rua Direita, no bairro de São José, voltaram a protestar no Centro do Recife, na manhã desta sexta-feira (6). Desde terça-feira (3), quando tiveram seus produtos apreendidos pela secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc), eles fazem mobilizações na área.

Na manifestação, eles bloquearam o cruzamento entre a Avenida Dantas Barreto e a Rua Tobias Barreto com a queima de pneus. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) fez desvios no tráfego local pela faixa direita da Avenida Nossa Senhora do Carmo.

Outros protestos

Na terça-feira, os ambulantes fizeram um primeiro protesto por causa da apreensão dos produtos. Nessa quarta-feira (4), o foco da manifestação foi a Avenida Nossa Senhora do Carmo, no mesmo bairro, a qual os trabalhadores do comércio informal bloquearam os dois sentidos.

Projeto

“Há um projeto maior a ser apresentado nos próximos dias. Os 130 ambulantes da área cadastrados serão realocados para o Centro Comercial do Cais de Santa Rita, mas não há lugar para os que chegaram de última hora e não vamos abrir mão do projeto por conta de um pequeno grupo de desordeiros que vai responder pelos crimes que está cometendo”, afirmou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, em entrevista à edição do JC desta quinta-feira (5).

Segundo a prefeitura, 30 camelôs foram retirados das ruas Direita e da Penha (cujos acessos receberam estacas de ferro para impedir a passagem de carroças) e os demais tiveram locais demarcados, provisoriamente, até que a obra do Cais seja concluída

Conforme a Semoc, há 4,1 mil ambulantes cadastrados no Recife, mas não há informação sobre quantos atuam sem cadastro. Desde 2013, o município vem fazendo o ordenamento desse pessoal em vários pontos. No Centro, além do Cais de Santa Rita (que está em obras há quatro anos, devendo ficar pronto até dezembro) a prefeitura reformou um anexo ao Mercado de São José para receber vendedores de ervas, sementes e bombons (faltando apenas a aquisição dos quiosques). Outros dois shoppings populares anunciados não têm previsão de ficarem prontos, só um entrou em obras (na Rua da Saudade) mas parou por falta de verbas.

Últimas notícias