Manifestação

Guardas municipais realizam protesto em frente à casa de Geraldo Julio

Esta é a segunda manifestação da categoria nesta semana

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/05/2018 às 12:12
Foto: Margarette Andrea/JC
Esta é a segunda manifestação da categoria nesta semana - FOTO: Foto: Margarette Andrea/JC
Leitura:

Integrantes do Sindicato dos Guardas, Subinspetores, Inspetores e Agentes de Trânsito do Recife (Sindguardas) realizaram uma manifestação na Rua Padre Anchieta, que fica no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta sexta-feira (11). Na última segunda-feira (7), a categoria também fez um protesto na Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, a favor do porte de armas para a categoria.

Segundo Ewerson Miranda, presidente do Sindguardas, uma reunião foi marcada para segunda-feira (14) na sede da Prefeitura do da Cidade do Recife, onde eles vão conversar com o secretario do governo.

Motivo do protesto

De acordo com Ewerson Miranda, a categoria vem negociando com o prefeito Geraldo Julio desde 2014, reivindicando carteira profissional, mais fardamentos e porte de armas. "Nós não temos como nos identificar, porque não temos carteira profissional. Não temos fardamento. Temos que lavar um dia para usar no outro. Só recebemos uma. E ainda estamos trabalhando desarmados. Por isto nos recusamos sem segurança", declara o presidente. Além disto, a categoria pede a votação do plano de cargos e carreira. O grupo se concentra em frente à residência do prefeito. O trânsito é intenso no local.

Nota da Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, lamenta a radicalização do movimento de Guardas Municipais enquanto mantém constante diálogo com a categoria. De 2013 até hoje, a guarda municipal recebeu aumento médio de mais de 50% de salário. Aumento muito maior do que a inflação acumulada no período. Apenas nos últimos 12 meses, a Prefeitura do Recife investiu na renovação da frota de viaturas e motos; adquiriu de 400 coletes balísticos, 200 radiocomunicadores e 2500 fardamentos completos; instalou o Centro de Operações; fez a revisão do Plano de Cargos e Carreiras em conjunto com representantes da categoria além de vários ciclos de capacitação que acontecem permanentemente. A Prefeitura do Recife fez, desde 2013, a maior nomeação de Guardas Municipais da história do município com 702 novos agentes. Além disso, a Guarda conta hoje com um efetivo formado por 1675 pessoas e este número vai aumentar a partir de junho, com a entrada dos 149 novos guardas que estão em fase de formação.

Últimas notícias