Manifestação

Guardas municipais realizam mais um protesto no Recife

A categoria se reuniu no Derby e saiu em passeata para a casa do prefeito Geraldo Julio

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/05/2018 às 10:44
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

*Atualizado às 18h40

Na segunda semana de protestos, os guardas municipais do Recife realizaram uma manifestação, desde a manhã desta quarta-feira (16). A categoria se concentrou na Praça do Derby, na área Central do Recife e no fim da tarde seguiu até à casa do prefeito Geraldo Julio. Outros atos já foram organizados pelo Sindicato dos Guardas, Subinspetores, Inspetores e Agentes de Trânsito do Recife (Sindguardas) na segunda e na sexta-feira da semana passada e na última segunda (14).

No começo da manhã a categoria estava saindo em passeata em direção à residência do prefeito Geraldo Julio, no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, quando foram chamados para uma reunião com a Prefeitura do Recife. Os guardas protestaram pedindo a revisão do Plano de Cargos e Carreiras, carteira profissional, mais fardamentos e porte de armas. "Nós não temos como nos identificar, porque não temos carteira profissional. Não temos fardamento. Temos que lavar um dia para usar no outro. Só recebemos uma. E ainda estamos trabalhando desarmados. Por isto nos recusamos sem segurança", declara o presidente do Sindguardas, Ewerson Miranda.

Ainda segundo Ewerson Miranda, na reunião, as partes não entraram em acordo e os manifestantes decidiram que iam seguir do Derby até à casa do prefeito Geraldo Julio.

Resposta da Prefeitura

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, lamenta a radicalização do movimento de Guardas Municipais enquanto mantém constante diálogo com a categoria. De 2013 até hoje, a guarda municipal recebeu aumento médio de mais de 50% de salário. Aumento muito maior do que a inflação acumulada no período. Apenas nos últimos 12 meses, a Prefeitura do Recife investiu na renovação da frota de viaturas e motos; adquiriu de 400 coletes balísticos, 200 radiocomunicadores e 2500 fardamentos completos; instalou o Centro de Operações; fez a revisão do Plano de Cargos e Carreiras em conjunto com representantes da categoria além de vários ciclos de capacitação que acontecem permanentemente. A Prefeitura do Recife fez, desde 2013, a maior nomeação de Guardas Municipais da história do município com 702 novos agentes. Além disso, a Guarda conta hoje com um efetivo formado por 1675 pessoas e este número vai aumentar a partir de junho, com a entrada dos 149 novos guardas que estão em fase de formação.

Trânsito

Em protesto, os manifestantes bloquearam vias próximas da Praça do Derby e em seguida foram em caminhada até a casa do prefeito Geraldo Julio. No ato eles interditaram a Rua Real da Torre, Rua Conde do Irajá, deixando o tráfego parado na Rua José Bonifácio, na ponte da Torre e nas imediações da Beira Rio.

Rua José Bonifácio fechada -
Trânsito ficou parado na via -
Rua Conde do Irajá bloqueada -
Manifestantes bloqueiam vias próximas da casa do prefeito -
No protesto, os guardas pedem direitos -

Últimas notícias