As empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) foram autorizadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte a reduzir ainda mais a frota de coletivos nas ruas nesta sexta-feira (25). Desta forma, fora dos horários de pico, entre as 8h e as 17h, as empresas vão rodar com 30% da frota. Nos horários de pico, o número de ônibus ficará em 50%. A medida foi anunciada por meio de uma nota pelo órgão. As sucessivas reduções na frota de coletivos nas ruas vêm acontecendo desde a última quarta-feira (25), devido à falta de combustível.
"Uma vez que os caminhoneiros e algumas empresas da categoria não aceitaram o acordo com o Governo Federal, mantendo a paralisação, e diante da criticidade do nível de combustível nos ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), o Grande Recife Consórcio de Transporte autorizou na manhã desta sexta-feira (25) as empresas que ainda possuam algum nível de estoque a circularem com 30% da frota no fora pico, ou seja, das 8h às 17h, para garantir a operação no retorno dos usuários às suas casas ao final do dia", diz a nota.
Greve dos caminhoneiros
Mesmo após acordo com o Governo Federal e a suspensão da greve por um período de 15 dias, os caminhoneiros continuam mobilizados em rodovias de Pernambuco. Desde a última segunda-feira (21), a categoria realiza manifestações contra o aumento do preço do diesel. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os bloqueios desta sexta-feira (25) acontecem em vias do Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Nos pontos de interdição, veículos de pequeno porte, ambulâncias, ônibus e caminhões com cargas para hospitais estão conseguindo passar.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.