*Atualizado às 11h36, 10/07/18
O corredor exclusivo de BRT da Avenida Caxangá e a Faixa Azul da Estrada dos Remédios, ambas na Zona Oeste do Recife, passarão a contar com fiscalização eletrônica. Os equipamentos, que serão colocados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), começam a funcionar na próxima quarta-feira (18) e têm como objetivo evitar que os condutores desrespeitem a prioridade do transporte público nas respectivas faixas.
Na Estrada dos Remédios, onde a Faixa Azul foi implantada em 2017, serão 12 equipamentos, ao longo de 3,6 quilômetros. Diariamente, a faixa é utilizada por 16 linhas de ônibus, que transportam 62 mil pessoas. Os equipamentos serão conectados entre si, pois apenas os condutores que forem flagrados por duas ou mais câmeras serão multados. Isto acontece para evitar que os motoristas que acessarem a Faixa Azul para fazerem conversões à direita sejam autuados.
Multas
Na Avenida Caxangá, serão quatro equipamentos de fiscalização eletrônica dispostas ao longo do Corredor Leste-Oeste. Os dispositivos irão se juntar às câmeras de videomonitoramento que funcionam desde março nas estações Capibaribe e Engenho Poeta. O corredor atende 84 mil passageiros de BRT todos os dias. Os motoristas flagrados trafegando em uma faixa exclusiva podem receber multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nas avenidas Mascarenhas de Morais e na Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife, a fiscalização acontece desde 2015. São 25 equipamentos implantados.