INVESTIGAÇÃO

Homem confessa participação em assalto a caminhão na Serra das Russas

Com o depoimento do rapaz, que foi encontrado com queimaduras graves pelo corpo, a polícia confirma a linha de investigação de que houve uma tentativa de assalto antes da tragédia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/07/2018 às 13:40
Foto: Cortesia/PRF
FOTO: Foto: Cortesia/PRF
Leitura:

A Polícia Civil confirmou que o acidente na BR-232, na Serra das Russas, em Gravatá, teria sido antecedido por uma tentativa de assalto. O crime foi confirmado nesta quinta-feira (26), após os agentes da corporação deterem um homem que confessou a participação no assalto e detalhou toda ação à equipe de investigação. Ele foi encontrado através de denúncias de populares, de que havia um homem com queimaduras, recebendo atendimento em uma casa, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o delegado Carlos Couto, do Departamento de Polícia e de Proteção à Pessoa (DHPP), o suspeito foi identificado como Edglibson Carlos Lopes da Silva, de 23 anos.

Após o acidente, mesmo com queimaduras pelo corpo, ele conseguiu sair do veículo em chamas e fugir do local, andando pela via até chegar em um vilarejo, que fica próximo à cidade de Gravatá. Lá, ele teria pago R$ 200 a um motoqueiro para que ele o levasse para casa. O rapaz foi encontrado pela polícia dentro da residência, no bairro de Cajueiro Seco, recebendo os cuidados de uma enfermeira, que trabalhou por 14 anos no setor de queimados do Hospital da Restauração (HR).

Também conhecido como Neném, o suspeito prestou depoimento ao delegado e contou detalhes do crime que acabou em tragédia, vitimando o motorista do caminhão-tanque, que era o alvo dos bandidos, e também outro óbito, que foi do motorista do carro, comparsa do suspeito que efetuava os disparos contra o veículo carregado de combustível.

O homem relatou que dentro do carro, de modelo Sandero, que havia sido roubado no dia 20 de julho, estavam ele, no banco de trás, e Alan Gabriel Bernardo da Silva, que sentava no banco da frente. Na direção do veículo estava o homem, identificado apenas como Elton, que seria o mandante do assalto. Este morreu carbonizado.

Neném ainda conta que cada um receberia R$ 5 mil pelo roubo da carga de combustível. Quando perguntado pelo delegado qual seria o destino do roubo, ele diz que "não tinha comprador certo", e que o crime teria sido pensado “de última hora”.

O delegado Álvaro Grako, que também participa da equipe de investigação, detalha que a dinâmica do acidente sugeriu que o caminhão-tanque teria fechado o Sandero. “Por ser uma rota onde acontece diversos crimes com estes, a equipe desconfiou”, conta o delegado. O fato foi se fundamentando após ser encontrada uma arma ponto 40 dentro do veículo, com numeração raspada, além de cápsulas de munições deflagradas espalhadas pela pista. “Todos esses elementos cooperaram para que essa fosse a linha de investigação mais fundamentada”, pontua Grako.

Desdobramentos da investigação

Ainda segundo o delegado, as investigações continuam para saber o destino dessa carga, que possivelmente já havia sido visualizada pelo grupo criminoso, e encomendada por algum comprador ilegal.

Neném tem passagem pela polícia, em 2014, por tráfico de drogas e corrupção ativa. Após prestar depoimento, ele foi encaminhado para o setor de cirurgia geral do Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. Contra ele ainda não foi expedido nenhum mandado de prisão, já que não foi feito o flagrante. “Mesmo ainda estando sem nada registrado contra ele, o depoimento dele que confessa o crime já foi encaminhado à Delegacia de Gravatá, onde está sendo coordenada a investigação, e de lá será solicitada a prisão dele brevemente”, destaca o delegado Carlos Couto.

O corpo de Elton, o motorista do Sandero, foi reconhecido pelos familiares, na manhã desta quinta-feira (26), que confirmaram que se tratava do parente.

Foto: Cortesia/PRF
Os Bombeiros foram acionados para fazer o socorro das vítimas - Foto: Cortesia/PRF
Foto: Cortesia/PRF
Foram usados mais de 20 mil litros de água - Foto: Cortesia/PRF
Foto: Reprodução/TV Jornal
O carro e o caminhão tanque caíram na ribanceira - Foto: Reprodução/TV Jornal
Foto: Reprodução/TV Jornal
O carro e o caminhão tanque caíram na ribanceira - Foto: Reprodução/TV Jornal
Foto: Reprodução/TV Jornal
Uma moto, que vinha logo atrás, não conseguiu desviar e também caiu na ribanceira - Foto: Reprodução/TV Jornal
Foto: Reprodução/TV Jornal
Populares que passaram pelo local registraram as altas chamas - Foto: Reprodução/TV Jornal
Foto: Reprodução/TV Jornal
Peritos da PRF identificaram que o carro é roubado - Foto: Reprodução/TV Jornal
Foto: Reprodução/TV Jornal
O carro, de modelo Sandero, foi roubado há 5 dias - Foto: Reprodução/TV Jornal
Foto: Reprodução/TV Jornal
Outros dois compartimentos do caminhão ainda estão com combustível - Foto: Reprodução/TV Jornal
Foto: Reprodução/TV Jornal
Uma arma foi encontrada no local do acidente, que pode ter sido usada para no assalto - Foto: Reprodução/TV Jornal
Foto: Reprodução/TV Jornal
Agentes da PRF encontraram cápsulas de bala na pista - Foto: Reprodução/TV Jornal

Vítimas

De acordo com a PRF, o carro tentou ultrapassar o veículo maior, na noite da terça-feira (24), pela faixa da direita da pista e bateu na lateral, ficando preso entre as duas rodas do caminhão. Os dois caíram na ribanceira e explodiram.

Uma moto, que vinha logo atrás, tentou desviar do acidente, mas não conseguiu e também caiu na ribanceira. O motociclista Iriston Heleno de Araújo está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Otávio de Freitas. Joelma Maria da Cruz, que era passageira da moto, teve ferimentos leves e já recebeu alta. 

De acordo com a PRF, o motorista do caminhão, identificado como Edmilson Luiz Aquino, de 43 anos, estava acompanhado de outra pessoa, que ainda não se sabe a identidade. Apesar da tentativa do Corpo de Bombeiros em socorrê-los, as chamas já tinham se espalhado intensamente pelo interior do veículo.

Ainda segundo a corporação, no outro veículo estavam o motorista, que também morreu carbonizado, e mais dois homens. Um deles conseguiu fugir, e foi capturado nesta quinta-feira (26) pela polícia, e o outro, identificado como Alan Gabriel Bernardo da Silva, foi socorrido para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife, onde está internado em estado grave na unidade de trauma. Alan está sob custódia da Polícia Militar na unidade de saúde, por ser suspeito de participar da suposta tentativa de assalto.

Últimas notícias