Contrato

Futuro dos orientadores de trânsito do Recife é incerto

O contrato entre a Prefeitura do Recife e a Serttel se encerra no dia 11 de novembro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/10/2018 às 13:23
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
O contrato entre a Prefeitura do Recife e a Serttel se encerra no dia 11 de novembro - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

No próximo dia 11 de novembro, o contrato entre a Prefeitura do Recife e a Serttel, empresa terceirizada responsável pela contratação dos orientadores de trânsito, se encerra. Passados quase cinco anos desde o início da operação - começou em novembro de 2013 - os orientadores já foram alvo de polêmicas que envolveram atrasos de salário e irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).

Agora, o futuro dos "amarelinhos" é incerto, visto que, com o fim do contrato, a categoria afirma ter recebido aviso prévio e só estará na rua até o dia 10 de novembro, caso não haja, até a data, uma nova licitação. Trabalhando há dois anos como orientador, Ricardo José*, de 26 anos, afirma que foi convocado para uma reunião na última sexta-feira (19), quando foi informado que teria início o aviso prévio. "Avisaram que a gente só estará na rua até o dia 10. Esta reunião foi entre os orientadores, a Serttel e CTTU", declara Ricardo.

Segundo ele, nem a empresa, nem a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) falou sobre uma data para a nova licitação. "Por sorte, eu trabalho em outro serviço e vou conseguir segurar. Mas vários colegas meus não têm", relata. Os orientadores atuam nas ruas do Recife informando e educando os condutores. Eles também auxiliam os pedestres em caso de travessia, realizam desvios, em casos de protestos, quedas de árvore e acidentes, por exemplo.

Atualmente, a cidade conta, de acordo com a Serttel, com 213 colaboradores, incluindo os "amarelinhos", supervisores, administrativo e outros cargos. Roberto Silva* é orientador de tráfego há cinco anos e também participou da reunião. "Deram o aviso prévio, mas até então não disseram nada se a gente ia ser recontratado e se a gente iria passar pra outra empresa, se a Serttel não for escolhida", declara Roberto.

Empresa e Prefeitura

Sobre o caso, a empresa informou que não há certeza sobre a demissão dos orientadores e que vai depender do resultado da licitação. "Caso a Serttel não consiga ganhar a licitação, teremos que fazer a demissão e, como o pessoal já é bastante treinado, poderão ser aproveitados por outra eventual contratada pela prefeitura para o serviço", disse. Ainda segundo a Serttel, a empresa irá concorrer, quando e se houver a abertura de um novo edital para a contratação de orientadores.

Por meio de uma nota, a CTTU comentou apenas que está tratando da publicação de um novo edital. "A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que está tratando a publicação de um novo edital de licitação junto ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)", relatou o órgão.

*Nomes fictícios. Os orientadores preferiram não se identificar por medo de represálias

Últimas notícias