trânsito

Carros vão voltar a circular pela Vila Naval

Circulação pelo sistema viário da Vila Naval está restrita aos moradores há mais de dez anos

Do Jornal do Commercio
Cadastrado por
Do Jornal do Commercio
Publicado em 18/11/2011 às 8:25
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Circulação pelo sistema viário da Vila Naval está restrita aos moradores há mais de dez anos - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Para compensar a perda de faixas do transporte individual com a implantação de um dos eixos do Corredor Norte-Sul na Avenida Cruz Cabugá - as obras devem começar já em dezembro - uma das principais vias de acesso ao Centro do Recife, o sistema viário da Vila Naval, em Santo Amaro, às margens do Rio Beberibe, será reaberto à circulação de carros. A utilização foi confirmada pelo governador Eduardo Campos, que garantiu ter acordado a reabertura do espaço com a Marinha do Brasil.

A circulação pelo sistema viário da Vila Naval está restrita aos moradores há mais de dez anos. A reabertura foi negociada com a Marinha para permitir que o tráfego de veículos particulares (carros e ônibus) seja feito por ela no sentido Centro-subúrbio. "Hoje, quando os carros descem a Ponte do Limoeiro e pegam à direita são obrigados a retornar à Cruz Cabugá porque a via existente às margens do rio está bloqueada por um muro. Com a mudança, eles poderão seguir em frente até as imediações do Shopping Tacaruna", explicou Danilo Cabral.

O tráfego no sentido oposto - subúrbio-Centro - será prioritariamente feito pela Avenida Cruz Cabugá, ao lado do corredor de ônibus. A avenida existente na Vila Naval será requalificada e há possibilidade de haver pequenas desapropriações na área para compensar a liberação.

Os benefícios dos corredores de BRT são fato, mas os transtornos que a construção deles provocará também. Durante assinatura das ordens de serviço do Leste-Oeste e do Norte-Sul, tanto o governador Eduardo Campos quanto o prefeito João da Costa e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, reconheceram que as obras vão complicar ainda mais o já difícil trânsito do Grande Recife.

Um plano emergencial de circulação, com rotas alternativas e opções de fuga, além de um cronograma das obras, está sendo elaborado pelas construtoras responsáveis, juntamente com técnicos do Estado e das prefeituras. Deverão ser concluídos até fevereiro, sendo divulgados gradativamente.

A princípio, a ideia dos construtores é começar as obras pelos pontos que provoquem menos interferências no dia a dia da cidade. No caso do Corredor Leste-Oeste, a previsão é que os trabalhos tenham início nas imediações do Caxangá Golf Club (fim da via, próximo a Camaragibe). Os piores pontos serão o túnel na Benfica e os elevados nos cruzamentos com as perimetrais. Já o Corredor Norte-Sul terá as obras iniciadas no trecho entre Igarassu e Paulista. As principais interferências se darão a partir do Complexo de Salgadinho, no sentido Olinda-Recife, porque antes já existe o corredor da PE-15. "Se for preciso, iremos trabalhar até a noite", garantiu o governador.

CORREDORES - O Corredor Norte-Sul custará R$ 151 milhões e terá 33,2 quilômetros. Vai do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô no Recife, passando pela PE-15, Complexo de Salgadinho e Avenida Cruz Cabugá. As paradas de ônibus serão substituídas por 33 estações interligadas aos terminais integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira (PE-22) e PE-15. A expectativa é atender 146 mil usuários por dia. A obra prevê a construção de um viaduto e um elevado que serão erguidos, respectivamente, nos bairros dos Bultrins e Ouro Preto, em Olinda.

Já o Corredor Leste-Oeste totaliza R$ 145 milhões e serão 12,5 quilômetros de extensão, da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com 22 estações. A estimativa é que 155 mil pessoas sejam atendidas por dia. Serão erguidos três elevados: um na Benfica, outro na 3ª Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, e mais um no Engenho do Meio. A obra prevê, ainda, a construção de um túnel na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, e um viaduto no cruzamento com a 2ª Perimetral.

Últimas notícias