Semana Mundial da Amamentação

Começa nesta sexta-feira a Semana Mundial da Amamentação

O evento tem como objetivo fortalecer a amamentação no Estado

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/08/2014 às 9:34
Leitura:

A Semana Mundial da Amamentação, comemorada em mais de 120 países todos os anos , tem como objetivo incentivar o aleitamento materno. Em Pernambuco, a abertura do evento acontece  na próxima sexta-feira, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, e vai até o dia 7 de agosto. As ações voltadas para o fortalecimento da amamentação desevolvidas  no Estado entre 2013 e 2014, através de experiências das unidades de saúde, hospitais Amigos da Criança e bancos de Leite Humano, além do programa Mãe Coruja, devem ser apresentadas na abertura oficial.

Profissionais que atuam no apoio do aleitamento materno irão discutir em seminário o tema O Aleitamento Materno e os Objetivos do Milênio. A programação do evento conta a mostra de vídeos "Amamentação: Um ganho para toda vida", apresentação de peças teatrais e de cordéis sobre o tema. A mesa de debates conta com a participação da coordenadora do Unicef no Recife, Jane Santos, da gestora de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria, Alessandra Fam e da coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SES, Rijane Barros.

Durante a Semana, em unidades de saúde da família dos seis Distritos Sanitários do Recife, será oferecida uma programação diversa à população. Haverá apresentação  de teatrinho, concursos de frases e sorteio de brindes, para os participantes, além da orientação e demonstração para ordenha e armazenamento de leite, além da realização de uma campanha para coleta de vidros. As maternidades municipais Prof. Bandeira Filho, Barros Lima e Arnaldo Marques, juntamente com outras unidades estaduais, também estarão promovendo várias atividades.

A Semana Mundial da Amamentação foi criada em em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação – WABA e esse ano tem como tema "Amamentação: um ganho para toda a vida" e tem foco nos objetivos do milênio e comprovar a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

Bancos de Leite

Em Pernambuco existem nove bancos de leite humano em funcionamento. Eles são necessários, principalmente, para o abastecimento do estoque de hospitais que possuem crianças na Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários ou Unidade com Método Canguru. Os bancos de leite, assim como os postos de coleta de leite humano recebem o leite materno e relizam todos os procedimentos necessários, como testagem da qualidade e a própria pasteurização, para que o alimento fornecido para as crianças seja saudável e seguro. 

No Estado, os bancos de leite se encontram no Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (CISAM), Maternidade Bandeira Filho, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Hospital De Ávila, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) e Hospital Dom Malan (Petrolina). A Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Barros Lima, Uniame e Hospital Memorial Guararapes são postos de coleta. Esses postos recebem o leite e o encaminham para um banco para que as análises necessárias necessárias sejam realizadas.

Últimas notícias