Religião

Evento dos 25 anos da Obra de Maria encheu a Arena Pernambuco

Pelo menos 30 mil católicos participaram da celebração

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 12/01/2015 às 7:00
Guga Matos/JC Imagem
Pelo menos 30 mil católicos participaram da celebração - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Católicos se reuniram ontem na Arena Pernambuco (em São Lourenço da Mata, no Grande Recife) para comemorar os 25 anos da Comunidade Obra de Maria. Fundada no Recife em 1985, a instituição se expandiu por 22 estados brasileiros e ultrapassou as fronteiras nacionais, chegando a 17 países. Pelo menos 30 mil fiéis de várias partes do Brasil e estrangeiros coloriram as arquibancadas do estádio. A celebração foi aberta pelo governador Paulo Câmara e por padres convidados. O ponto alto da festa foram os shows dos padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti.

Presente no evento, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, destacou a importância do crescimento das comunidades católicas no Estado. A Obra de Maria tem mais de 3 mil adeptos e é um fenômeno na agregação da Igreja em Pernambuco. Algumas delas estão até estão assumindo paróquias, a exemplo da de Jussaral (no Cabo de Santos Agostinho)”, observa.

Pela segunda vez no Recife, o padre angolano Alcides Lumbo é um amigo da Obra de Maria. “Vim exclusivamente para participar da celebração. Vim com um grupo de delegações eclesiásticas internacionais, a convite do fundador da Obra, Gilberto Barbosa. Ele esteve no meu país em outubro passado, participando de um encontro de bispos de Angola e São Tomé. Um evento como este desperta a fé das pessoas, reavida a fé que está adormecida, traz de volta fiéis que abandonaram a Igreja e atrai novas pessoas”, acredita.

O padre tem razão. Trazida pela mãe, a adolescente Lindinês Araújo, de 16 anos, veio com a irmãzinha Maria, de 1 ano. “É a minha primeira vez no evento. Acho importante que as pessoas reforcem sua fé”, diz. A aposentada Maria José Avelino, de 65 anos, também participou do evento pela primeira vez. “Sou católica desde criança, graças a influência dos meus pais. Maria é mãe e advogada de todos nós e a Comunidade Obra de Maria é uma homenagem muito importante para ela”, afirma. Emocionada, dona Maria José veio de Camaragibe para participar do evento. “Estou emocionada porque a palavra de Deus e os louvores tocam o meu coração. Tenho passado por muitas dificuldades, mas a fé me alivia”, diz.

As comemorações dos 25 anos da Obra de Maria começaram na última sexta-feira, com uma programação de missas, seminários, apresentações culturais e visita a igrejas. Na noite do sábado, dom Fernando Saburido celebrou a Santa Missa, no Centro de Convenções de Pernambuco, com participação de 40 bispos, além de padres de diversas dioceses do Brasil e dos 17 países participantes do encontro.

Na sexta-feira, arcebispos integrantes de delegações eclesiásticas internacionais participaram de passeio para conhecer quatro das igrejas que integram o projeto Recife Sagrado. A visita foi organizada pela Prefeitura do Recife. Os convidados visitaram as igrejas Madre de Deus, Capela Dourada, Basílica de Nossa Senhora do Carmo e Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo.

Últimas notícias