Carros estacionados no passeio, motoristas trafegando na calçada para fazer conversão proibida, motociclista sem capacete. Bastaram alguns minutos para os flagrantes serem registrados, ontem, na Central de Operações da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), nas dez câmeras instaladas em oito corredores da cidade que passam a ser utilizadas para aplicação de multas de forma remota, a partir de hoje.
Leia Também
A sinalização vertical, que deve estar em local visível e a pelo menos 200 metros das câmeras, foi implantada no início de abril, alertando que a área é videomonitorada. “Já houve tempo suficiente para as pessoas se informarem. A partir desta quarta, os motoristas flagrados pelas câmeras estão passíveis de multa 24 horas por dia nesses locais”, avisa o gerente-geral de operações e fiscalização da CTTU, Fabiano
Nem todas as infrações podem ser notificadas de forma remota. Aquelas que precisam ser validadas por equipamentos aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou necessitam de abordagem dos agentes ficam de fora. As demais, inclusiva as flagradas pelo JC, resultariam em autuações se ocorressem nesta quarta.
Desde junho de 2015, a Resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite a fiscalização por videomonitoramento nas áreas urbanas. Mas só agora o Recife começa a implantar a medida. E com cautela, utilizando apenas dez de suas 124 câmeras. Como toda a estrutura já existe, o investimento na nova modalidade é de apenas R$ 25 mil. “Ainda não temos previsão de expandir a medida”, diz Fabiano.
LOCAIS MONITORADOS
Na Zona Oeste, as câmeras estão na Avenida Recife, nos dois sentidos do cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz (bairro de Areias) e nos cruzamentos do Largo da Paz com a Estrada dos Remédios (Afogados).
Já na Zona Sul, os pontos são a Avenida Antônio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro (no Pina); a Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com as ruas Padre Carapuceiro e Frei Leandro (Boa Viagem) e na Avenida Dois Rios com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César (Ibura).
Na Zona Norte, o videomonitoramento está sendo feito na Avenida Norte, no sentido subúrbio, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro (Tamarineira). E no Centro, na Avenida Governador Agamenon Magalhães com a Rua Doutor Leopoldo Lins (Boa Vista).