CRIME

Motorista de Uber é morto a tiros e passageiro fica ferido no Ibura

Informações preliminares dão conta de que dois homens em uma moto queriam, na verdade, executar o usuário do transporte

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/03/2017 às 15:00
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Informações preliminares dão conta de que dois homens em uma moto queriam, na verdade, executar o usuário do transporte - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 19h30

Mais um motorista de Uber foi morto no Grande Recife durante o trabalho. Esse é o terceiro assassinato de um condutor da plataforma em menos de uma semana. Desta vez, o crime aconteceu na subida da ladeira do UR-01, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. O passageiro, um ex-presidiário, ficou ferido. Maycon Renan Duarte Brito, 28, que conduzia o carro, foi morto após ser atingido por um disparo de arma de fogo, que atingiu o pulmão. Moradores da área atestam que o alvo dos criminosos, dois homens que estavam numa moto, seria o passageiro do veículo.

>>> Motorista de Uber morto no Ibura transportava um ex-presidiário

Um equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local para iniciar as investigações. O passageiro, identifcado como José Maurílio Queiroz Henrique, 32, é ex-presidiário e mesmo ferido fugiu a pé para a Políclinica Professor Arnaldo Marques, na Avenida Dois Rios. De lá, ele foi transferido para o Hospital da Restauração, na área central, onde passou por cirurgia. O caso está sendo investigado pelo delegado Diego Aciolly.

Nos grupos de usuários e motoristas de Uber, nas redes sociais, muitas pessoas relatam o clima de insegurança vivenciado por quem utiliza o transporte. Em menos de uma semana, outros dois motoristas foram assassinados por, conforme as investigações, estarem transportando passageiros envolvidos em algum tipo de crime. No aplicativo, o motorista morto era cadastrado como Josue.

Manifestação

Na tarde desta sexta, uma manifestação de motoristas de Uber foi realizada pelas ruas do Recife para cobrar mais segurança para os motoristas do aplicativo de transporte particular. Motoristas e usuários do serviço saíram do centro de Convenções em direção ao bairro de Santo Amaro, Centro do Recife, onde foram à sede da empresa.

Outros casos

Na tarde da última quinta-feira (9), Daniel da Silva Santos, 32, que além de condutor pelo aplicativo também cursava ciências contábeis, foi assassinado na rua Bernardino de Melo, no bairro de Águas Compridas, em Olinda. 

O passageiro que ele transportava, Lucas Machado, 18, já cumpriu medida socioeducativa pelo crime de tráfico de drogas e havia acabado de receber liberdade. De acordo com a polícia, ele seria o alvo dos assassinos. As marcas dos tiros ficaram espalhadas pelos vidros e lataria do veículo. Perto do carro, foram encontrados estojos de pistolas 380 e ponto 40.

"O motorista era uma pessoa muito querida onde vivia. Casado, da Igreja, sem antecedentes. O passageiro que ele pegou tinha saído da Funase no mesmo dia. Estamos investigando, mas até o momento apuramos que foram dois assassinos em uma moto. Um deles ficou ferido, provavelmente o alvo estava armado e revidou. Ao que tudo indica, o condutor morreu por ter presenciado o crime", afirmou o delegado Jorge Ferreira, da 9º Delegacia de Homicídios de Olinda. 

Os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, que fica no bairro de Santo Amaro, área central da capital. 

No dia 4 deste mês,  Rodrigo Paudarco Bahia, 32 anos, foi assassinado  quando estava com o veículo estacionado na Avenida Central, em frente à Estação de Metrô da Mangueira, na Zona Oeste do Recife. Segundo a polícia,  estava dentro do veículo, um Ágile, com um passageiro no banco de trás, quando um outro carro parou do lado e um homem já desceu atirando. Pelo menos 12 disparos foram efetuados contra o Ágile. Rodrigo foi atingido por vários tiros e morreu no local. Já o passageiro do Uber, Cristiano Afonso Leonardo Sales, foi baleado e socorrido pela Polícia Militar para a UPA dos Torrões.

Segundo Gleide Ângelo, a linha de investigação é que o alvo dos bandidos fosse o passageiro, e não o motorista da Uber, que morreu sem motivo. “Foi uma execução. O motorista do Uber (Rodrigo) não tem envolvimento com crime, estava apenas fazendo seu trabalho de dirigir pelo aplicativo. Tudo indica que o alvo era o Cristiano, que é ex-presidiário e conhecido como Buiu”, explicou. 


Últimas notícias