Violência

Homem morre em penitenciária de Caruaru

Morte foi informada por um detento da Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru que também denunciou situação precária do presídio

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/06/2017 às 10:47
Foto: Reprodução/ Google Street  View
Penitenciária sofre com superlotação e ganhará ampliação e algumas reformas - FOTO: Foto: Reprodução/ Google Street View
Leitura:

O reeducando Valmir Luis da Silva, de 33 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (28) na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste do Estado. A situação foi denunciada por outro detento, que entrou em contato com a Rádio Jornal Caruaru.

O preso, que se identificou como José disse que era comum ver detentos andando armados com facas, consumindo bebidas alcoólicas e usando celulares. "Os chaveiros podem tudo, andar com faca, beber whisky, alugar celular. Enquanto a gente só fica sendo humilhado. Nós não temos mais nada, não temos nem roupa", denunciou.

Ele ainda chegou a sugerir que uma nova rebelião poderia ser feita para tentar chamar atenção das autoridades para reverter a situação da penitenciária. "Há quase um ano a gente já fez o que teve que fazer de revirar a cadeia para ver se melhorava pra gente e agora vai ter que fazer de novo. Porque nós estamos passando fome, levando surra o tempo todo. A gente errou na rua, mas estamos aqui pra nos recuperar", afirmou.

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou por meio de uma nota que o detento Valmir Luis da Silva apresentava comportamento agressivo na cela e precisou ser detido pela guarda de segurança do presídio. Após se acalmar ele foi levado para uma área de isolamento onde veio a óbito. O Instituto de Criminalística e o Instituto de Medicina Legal foram acionados para o local. A Seres irá abrir procedimento administrativo para investigar o caso.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que, na noite desta quarta (28/06), a guarda de segurança da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, foi acionada, por volta das 21h, para conter o detento Valmir Luis da Silva, 33 anos, que apresentava comportamento agressivo na cela. O preso foi conduzido para a permanência e, após se acalmar, encaminhado ao isolamento onde foi a óbito. A gerência da unidade acionou o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML) para providências cabíveis. A Seres também abrirá procedimento administrativo para apurar as circunstâncias em que o fato ocorreu.

Últimas notícias