DPDT

Quadrilha especializada em roubo e adulteração de veículos é desarticulada

Policias da Delegacia de Polícia de Delitos de Trânsito desarticularam uma quadrilha especializada em roubo, falsificação e adulteração de veículos.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/08/2017 às 17:57
Foto: Divulgação / Polícia Civil de Pernambuco
Policias da Delegacia de Polícia de Delitos de Trânsito desarticularam uma quadrilha especializada em roubo, falsificação e adulteração de veículos. - FOTO: Foto: Divulgação / Polícia Civil de Pernambuco
Leitura:

Policiais da Delegacia de Polícia de Delitos de Trânsito (DPDT) desarticularam uma quadrilha armada especializada em roubo, falsificação e adulteração de veículos. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Newton Mota, oito mandados de prisão foram cumpridos e quatro veículos roubados apreendidos, além de documentos em branco e ferramentas que eram utilizadas para promover a adulteração dos veículos. Os detalhes do caso foram apresentados à imprensa na tarde desta sexta-feira (18), no auditório do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.

Segundo Newton, os integrantes da organização criminosa escolhiam os veículos, aleatoriamente, planejavam a falsificação dos documentos e davam ordens aos envolvidos que trabalhavam diretamente nas ruas para que praticassem o roubo a um automóvel de características idênticas àquelas escolhidas. Em seguida, os assaltantes repassavam o carro para a quadrilha, que escondia e adulterava os chassis, seus sinais identificadores e vendia a terceiros. "Alguns desses receptadores agiam de boa fé, porém, outros compravam os veículos mesmo sabendo se tratar de um produto roubado", afirmou.

Ainda conforme o delegado, os autuados confessaram em depoimento já terem vendido veículos roubados para receptadores em outros estados. "Prosseguimos nas diligências no sentido de recuperar alguns veículos que se encontram nas mãos de terceiros, bem como identificar esses receptadores", informou. Os quatro veículos roubados que foram encontrados junto com a quadrilha já haviam sido adulterados e estavam prontos para serem comercializados. "Estamos trocando informações com a Delegacia de Roubos e Furtos para planejar todas as ações que decorrerão das informações que recebemos sobre os terceiros", acrescentou.

Os envolvidos na organização foram apresentados em audiência de custódia e recolhidos ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) por força de decreto de prisão preventiva. Dos oito autuados, foi mantida a prisão de apenas seis. Um deles foi liberado mediante pagamento de fiança arbritrada no valor de R$ 8 mil, enquanto outro vai responder o processo em liberdade.

A orientação da polícia é de que, em caso de suspeita de irregularidades na documentação de um automóvel que está à venda, a possível vítima deve procurar a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DPRFV), também no bairro de Afogados, e solicitar que o veículo seja vistoriado ou periciado. Em todo caso, receptação de veículo roubado também é crime.

Frota de veículos encontrada numa granja

O delegado informou que, durante interrogatório, um dos membros da quadrilha confessou que teria alugado uma granja na região de Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife, onde nove veículos foram encontrados. Em uma ação da Polícia Militar, esses carros foram recuperados, no entanto, a quadrilha não pôde ser desarticulada na ocasião porque os suspeitos conseguiram fugir.

Últimas notícias