JARDIM FRAGOSO

Suspeito de invadir terreiro de candomblé em Olinda é preso

Com ele, outros três homens destruíram objetos sacros do terreiro durante uma festa de comemoração a Oxum, no último dia 24

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/10/2017 às 14:45
Foto: Reprodução/Google Street View
Com ele, outros três homens destruíram objetos sacros do terreiro durante uma festa de comemoração a Oxum, no último dia 24 - FOTO: Foto: Reprodução/Google Street View
Leitura:

O suspeito de ter participado da invasão a um terreiro em Jardim Fragoso, Olinda, foi preso nesta semana pela Polícia Civil. Maximilen Freitas da Silva, de 31 anos, preso na segunda-feira (9) é apontado como o mais violento dos quatro envolvidos na ação criminosa, ocorrida na madrugada do dia 24 de setembro. Na ocasião, vários objetos sacros foram destruídos em um crime caraterizado como atentado contra a cultura e a religiosidade, conforme divulgação da Polícia Civil, nesta quarta-feira (11).

>>> LADRÕES INVADEM TERREIRO DURANTE FESTA RELIGIOSA EM OLINDA

O delegado responsável pelas investigações do caso e titular da Delegacia do Varadouro Renato Gayão, informou que o delito cometido pela quadrilha é caracterizado como crime de ódio. Isso se explica pois além de ter sido planejado, os suspeitos buscaram intencionalmente atacar àquelas pessoas que celebravam a festa de Oxum, simplesmente por elas fazerem parte do grupo religioso de matriz africana.

A prisão de Maximilen aconteceu em Olinda, próxima à Delegacia do Varadouro em via pública, na segunda, mas só foi divulgada nesta quarta. "O suspeito foi visto por populares retornando da cena do crime ainda com posse de arma de fogo", explicou o delegado. A identificação dele como sendo um dos autores do crime foi feita por meio de fotos em redes sociais através de testemunhas. Após a prisão preventiva, ele foi submetido a reconhecimento pessoal.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, Maximilen mora perto à casa de matriz africana. Quando submetido a depoimento, ele se reservou ao direito de permanecer calado. O suspeito foi autuado por roubo, atentado contra cultura e religiosidade e por envolvimento em crime de ódio. Ele foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, em Abreu e Lima (Cotel), na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Relembre o caso

Quatro suspeitos invadiram uma festa de candomblé, no terreiro Terreiro Ilê Oguiã Olabomaxó, dedicada a Oxum no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda, no Grande Recife. Cerca de 300 pessoas participavam do evento que acontecia na madrugada desse domingo (24). Os homens chegaram ao terreiro atirando e quebrando objetos sacros. Eles dispararam mais de 20 tiros dentro do espaço, mas ninguém ficou ferido e os criminosos levaram alguns celulares dos participantes. A festa que acontece anualmente, é um dos eventos mais importantes da religião.

Últimas notícias