Tragédia familiar

Adolescente é baleado na cabeça por irmão durante brincadeira no Agreste

Menino de 13 anos foi baleado dentro da casa da família em Gravatá. Vítima está em estado grave no HR

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/11/2017 às 10:16
Foto: Arquivo/JC Imagem
Menino de 13 anos foi baleado dentro da casa da família em Gravatá. Vítima está em estado grave no HR - FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

Uma brincadeira entre irmãos terminou em tragédia no Agreste de Pernambuco neste final de semana. Um menino de 13 anos ficou gravemente ferido após ser baleado na cabeça pelo próprio irmão, um garoto de 15 anos, que manuseava a arma do padrasto dentro da casa da família na cidade de Gravatá. O garoto ferido está entubado na UTI pediátrica do Hospital da Restauração.

O acidente aconteceu por volta das 9h desse domingo (19) no bairro do Cruzeiro, em Gravatá, cidade que fica a 86km da capital. Segundo o conselheiro tutelar, Adílson Santos, a arma estava guardada dentro de um guarda-roupas. Os meninos aproveitaram o momento em que a mãe havia saído para trabalhar para pegar a arma. No momento do disparo, além dos dois jovens, havia um terceiro irmão de 12 anos dentro da casa, que não ficou ferido.

O jovem de 15 anos teria pegado a arma no guarda-roupas, retirado as balas do tambor, mas não percebeu que uma munição ainda havia permanecido no dispositivo. Durante a brincadeira, o jovem apertou o gatilho e o tiro acertou a cabeça do garoto de 13 anos.

Logo após o acidente, o jovem que atirou pediu socorro aos vizinhos que levaram o irmão ferido até o hospital local. Diante da gravidade do caso, o adolescente de 13 anos foi transferido para o Hospital da Restauração, na área central do Recife. Procurada, a assessoria de imprensa do HR informou, na manhã desta segunda-feira (20), que o estado de saúde do menino é grave. Ele está entubado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica.

Investigação

Pouco depois do disparo, a Polícia Militar foi acionada e esteve no local. O menino de 15 anos foi apresentado ao Ministério Público ainda no domingo e foi submetido a atendimento psicológico na manhã desta segunda-feira. A Polícia Civil confirmou que o menino não foi apreendido e deve responder ao processo em liberdade, sendo indiciado, provavelmente, por ato infracional comparado à tentativa de homicídio doloso, configurado quando não há intenção de matar.

De acordo com o Conselho Tutelar, professores da escola onde os jovens estudam relataram que os garotos não têm problemas. "Eles são meninos exemplares, nenhum dos dois tinha comportamento desrespeitoso. Foi realmente um acidente", disse o conselheiro tutelar, Adílson Santos.

Outros casos

Não é a primeira vez que um jovem é vítima de disparo acidental de arma de fogo durante brincadeiras este ano em Pernambuco. Em julho, um adolescente de 17 anos morreu depois de ser baleado na cabeça por um amigo em Belém de São Francisco, no Sertão do Estado. Em janeiro, outro rapaz, agora de 16 anos, também morreu depois ser atingido por um tiro acidental disparado por um amigo em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A vítima, identificada como Carlos Vinícius, foi baleada no abdômen enquanto o amigo, de 20 anos, limpava a arma.

Últimas notícias