Segurança

Reforço no policiamento para coibir assaltos no polo têxtil

Mais policiais circularão pelas feiras de confecções em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 21/11/2017 às 7:17
Foto: Luciano Luck/SDS
Mais policiais circularão pelas feiras de confecções em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama - FOTO: Foto: Luciano Luck/SDS
Leitura:

O polo têxtil do Agreste de Pernambuco ganhou reforço na segurança de olho na movimentação do comércio para as festas de fim de ano. Desde o último sábado, as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru ganharam mais patrulhamento nos dias das tradicionais feiras, quando milhares de lojistas e clientes circulam pela região.

A Operação Têxtil terá como foco principal o combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Entre as três cidades, Caruaru é a que registra o maior número de roubos e assaltos. Só este ano, de janeiro a outubro, foram 7.279 ocorrências de CVPs no município. No mesmo período, Santa Cruz do Capibaribe contabilizou 2.973 registros, e Toritama, 622 ocorrências.

O policiamento ostensivo contará com mais quatro equipes da Radiopatrulha e dois trios da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) focados especialmente nas feiras realizadas nas três cidades. Já o centro atacadista de confecções Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, e o Parque das Feiras, em Toritama, passam a contar com uma delegacia móvel. As unidades são ônibus adaptados para executar as mesmas atividades de uma delegacia fixa da Polícia Civil. Instaladas próximas às áreas de comércio livre, as unidades contam, cada uma, com salas prontas para ouvidas e registro de queixa. Em Caruaru, o serviço já existe.

Uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA) realizará sobrevoos nas rodovias que dão acesso às cidades para ajudar a coibir os assaltos a ônibus que transportam os sulanqueiros. O secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire, disse que a aeronave ficará em Caruaru, para dar suporte a toda a região. “Porque nas estradas, às vezes, nós tratamos de grandes distâncias e esse apoio será muito importante para as equipes de solo. A orientação é de que, já na véspera das feiras, essa aeronave cubra os trechos principais de deslocamento, as vias prioritárias, para fortalecer tanto o patrulhamento quanto coibir as ações que eventualmente sejam praticadas”, explicou.

O secretário Humberto Freire afirmou que a prioridade das ações será dada ao combate de CVPs. “O que é mais preocupante na região? Neste momento, estamos preocupados com os crimes contra o patrimônio, até porque a região de Santa Cruz foi a campeã de redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) neste terceiro semestre. Em Caruaru também observamos uma queda do número de assassinatos neste período”, destacou.

Só este ano, nos dez primeiros meses, foram registrados 231 homicídios em Caruaru. Outubro passado foi o mês com o menor índice, com 14 assassinatos contabilizados na cidade. Em Santa Cruz do Capibaribe, a Polícia Civil registrou 62 homicídios, de janeiro a outubro de 2017. Já em Toritama, foram 33 assassinatos, no mesmo período.

COMÉRCIO

O anúncio do reforço no policiamento, feito ontem pela Secretaria de Defesa Social, foi comemorado pelo presidente do Núcleo gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco, Fred Maia. Ele disse que o medo da violência afugenta lojistas e sulanqueiros e repercute diretamente no desempenho econômico da região.


“Essa medida é fundamental, sobretudo nesta época do ano, quando o comércio está mais aquecido. Estamos saindo de uma grave crise econômica e com a perspectiva de que este final de ano represente um resultado bem melhor do que o do ano passado. É uma sinalização importante para os clientes que ficam com medo de ir comprar nas cidades do polo têxtil”, ressaltou Fred Maia.

Últimas notícias