FEMINICÍDIO

Machismo e disputa por água motivaram morte de mulher em Peixinhos

Jucileide Rosa dos Santos foi morta a facadas no dia 31 de dezembro, em Olinda. Vizinho seria culpado pela morte da mulher

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/01/2018 às 15:12
Foto: Reprodução/TV Jornal
Jucileide Rosa dos Santos foi morta a facadas no dia 31 de dezembro, em Olinda. Vizinho seria culpado pela morte da mulher - FOTO: Foto: Reprodução/TV Jornal
Leitura:

Machismo e briga por água seriam a motivação da morte de uma dona de casa no bairro de Peixinhos, em Olinda, no dia 31 de dezembro. Jucileide Rosa dos Santos, de 43 anos, morreu após ser esfaqueada. O suspeito de cometer o crime é um vizinho, usuário de crack.

De acordo com a Polícia Civil, José Valdério de Andrade, de 52 anos, teria iniciado uma discussão com a vizinha por causa de uma torneira. O homem já havia se desentendido com a vítima outras vezes. Segundo o delegado Ivaldo Pereira, a vítima e o vizinho moravam em uma comunidade onde as casas não tinham água potável. Na véspera do Ano Novo, Jucileide estaria tratando uma galinha em uma torneira comunitária, instalada na comunidade, quando o suspeito quis furar a fila e tirar a mulher de lá.

Os dois começaram a discutir e José Valdério, conhecido como Salsicha, foi até sua residência e pegou uma faca. A vítima teria sido golpeada nas costas enquanto utilizava a torneira. Após cometer o crime, o suspeito teria ameaçado outros vizinhos que estavam na fila. Enquanto fugia, o homem deixou cair sua carteira de identidade ao lado do corpo de Jucileide.

O delegado Ivaldo Pereira afirmou que o suspeito nega a autoria e que até o momento o crime está enquadrado como feminicídio. “Nós percebemos nas investigações preliminares que ele possui alguns problemas particulares (com Jucileide). Esse problema terminou por causar raiva da vítima pela sua condição de mulher. Então, inicialmente, nós enquadramos como feminicídio (...) Ele rechaçava a vítima justamente por utilizar a torneira e rechaçava por ser mulher, então tem esse aspecto de machismo”, comentou.

A Polícia informou ainda que o suspeito é usuário de drogas. José Valdério foi preso na Ilha de Maruim, em Olinda e foi encaminhado ao Cotel, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

O crime

A dona de casa Jucileide Rosa dos Santos foi morta com quatro golpes da faca, na região das costas, no último dia 31 de dezembro, em Peixinhos, Olinda. De acordo com a Polícia, ela e um vizinho discutiam por causa de uma torneira quando o crime aconteceu. 

Os dois moravam em pequenos quartos na Comunidade do Condor. No local não havia água potável e os moradores precisam dividir uma torneiro que foi instalada num terreno próximo. Segundo testemunhas, a vítima tratava uma galinha na torneira quando foi surpreendida pelo vizinho que queria furar a fila e passar na frente das outras pessoas que estavam no local.

O crime aconteceu na rua da Ponte, por volta das 12h. Vizinhos informaram que essa não era a primeira vez que os dois discutiam.

Após cometer o crime, o vizinho teria fugido do local. O homem foi preso dias depois na Ilha do Maruim, também em Olinda. José Valdério de Andrade está temporariamente detido até a conclusão do inquérito. 

Últimas notícias