medo

Morte em Vitória volta a chamar a atenção para casos de violência contra a mulher

De maio a novembro do ano passado, 46 mulheres foram vítimas de feminicídio, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/01/2018 às 17:02
Foto: Reprodução
De maio a novembro do ano passado, 46 mulheres foram vítimas de feminicídio, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS) - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

A gerente de loja Dayanne Joyce Silva Serafim, 25 anos, foi assassinada pelo marido, o policial militar José Ailton Francisco da Silva, de 35 anos de idade. O crime ocorreu na residência do casal, no sábado, por volta das 9h, no Loteamento Jardim Ipiranga, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado. Depois de atirar na esposa, o soldado suicidou-se. Os corpos foram velados juntos na igreja católica do bairro e enterrados ontem à tarde, no cemitério municipal, sob forte comoção de familiares e amigos.

A Polícia Civil deve se pronunciar nesta segunda sobre o caso, que será conduzido pelo delegado João Gaspar Ribeiro, de Vitória de Santo Antão. De maio a novembro do ano passado, 46 mulheres foram vítimas de feminicídio, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS): oito no Recife, seis em outras cidades da Região Metropolitana e 32 no interior do Estado. Outras 30.182 mulheres sofreram violência doméstica e familiar em Pernambuco, de janeiro a novembro de 2017.

Vizinhos do casal ficaram perplexos com o crime. Dayanne e José Ailton viviam juntos havia cerca de dez anos e não tinham filhos. O policial militar era lotado no 21º Batalhão da PM, no Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). Estava na polícia havia cinco anos. Testemunhas relataram que os corpos do casal foram encontrados na cozinha e na sala da residência deles.
A família de José Ailton não permitiu que a imprensa acompanhasse o velório. No sábado, o mecânico Wedson Carvalho, 32 anos, que conhecia o PM desde quando ambos eram crianças, mostrou-se surpreso. “Na semana passada, marcamos de assistir a um jogo de futebol. Ailton foi na minha oficina, prestei um serviço para ele. Parecia tranquilo. Foi uma surpresa o que aconteceu”, destacou.

OUTROS CASOS

A estudante de pedagogia Remis Carla Costa, de 24 anos, foi assassinada no dia 17 de dezembro do ano passado pelo namorado, o pedreiro Paulo César de Oliveira Silva, 25 anos, no Recife.

Após matá-la, ele enterrou o corpo num terreno próximo da sua casa, no bairro da Caxangá, Zona Oeste da cidade. Remis só foi encontrada sete dias depois. Paulo foi preso e está no Cotel, em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Outra vítima recente de feminicídio foi Marcela Gomes Leite, 32 anos, auxiliar de ensino, assassinada com mais de 30 facadas no dia 26 de dezembro, no bairro de Aguazinha, em Olinda, no Grande Recife. Ela foi encontrada com sinais de violência sexual, apresentando ferimentos nas costas, tórax e rosto. O suspeito de praticar o crime era vizinho dela.

Últimas notícias