ALERTA CELULAR

Homem é preso por comprar celular roubado na feira do troca em Caruaru

O aparelho estava cadastrado como roubado no programa da Secretaria de Defesa Social

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/03/2018 às 14:42
Foto: Malu Silveira / Jornal do Commercio
O aparelho estava cadastrado como roubado no programa da Secretaria de Defesa Social - FOTO: Foto: Malu Silveira / Jornal do Commercio
Leitura:

Um homem foi preso depois de comprar um aparelho celular sem nota fiscal na "feira do troca" em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O aparelho constava como roubado no programa "Alerta Celular" da Secretaria de Defesa Social (SDS), e José Nilson de França foi autuado por receptação.

De acordo com a Polícia Civil, José Nilson confessou que comprou o telefone na feira do troca, nesse domingo (25). Ele foi abordado por policiais, que, ao consultarem o IMEI do aparelho - uma série de códigos numéricos registrado na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) - foi comprovado que tratava-se de um celular roubado.

"Ele comprou um celular sem nota fiscal. E realmente constava no sistema da SDS como roubado, então ficou caracterizado o crime de receptação", explicou o delegado Eduardo Sunaga. "Hoje em dia podemos cadastrar o IMEI, que é como uma impressão digital do celular, e onde quer que o aparelho esteja, os policiais, consultando o sistema, ele vai indicar se o celular é roubado", alertou o delegado.

José Nilson pagou fiança e vai responder pelo crime de receptação em liberdade.

Como cadastrar seu aparelho

Para efetuar o cadastro, é preciso acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), ir à ferramenta "Alerta Celular", no lado direito da página. No cadastro, o usuário precisa informar o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Últimas notícias